Cultura

Executivo congratulou João Luís Barreto Guimarães pelo Prémio Pessoa 2022

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_joao_luis_barreto_guimaraes_medalhas_municipais.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A Câmara do Porto congratulou João Luís Barreto Guimarães pela atribuição do Prémio Pessoa 2022, num voto de reconhecimento e louvor aprovado por unanimidade na reunião privada desta segunda-feira.

Sublinhando “mais um merecido reconhecimento do seu percurso ímpar”, os vereadores do Executivo municipal foram unânimes em aprovar o voto que congratula João Luís Barreto Guimarães pela conquista do Prémio Pessoa 2022.

“Além de poeta e tradutor, João Luís Barreto Guimarães é médico e professor de poesia, tendo publicado o seu primeiro livro de poemas em 1989, intitulado Há Violinos na Tribo. Discípulo de Eugénio de Andrade e de Manuel António Pina, João Luís Barreto Guimarães é, com o poeta Jorge Sousa Braga, autor do blogue “Poesia Ilimitada”, um meio inovador de divulgação da cultura, arte e literatura contemporâneas”, podia ler-se no voto de reconhecimento e louvor aprovado.

Em 2021, a Câmara Municipal do Porto atribuiu a João Luís Barreto Guimarães a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, reconhecendo o seu contributo no panorama cultural da cidade.

“Nascido no Porto, em junho de 1967, João Luís Barreto Guimarães já publicou 12 livros de poesia e foi premiado diversas vezes a nível nacional e internacional. Recebeu o Prémio Criatividade das Nações Unidas em 1991 e em 2017 o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa. A sua obra está traduzida em vários países da Europa, da Ásia e da América”, acrescentava o voto aprovado pelo Executivo.