Cultura

Extensão do Romantismo do Museu da Cidade acolhe recitais do Festival de Santa Cecília

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_abertura_feira_livro_2021_26.JPG

Filipa Brito

A Extensão do Romantismo do Museu da Cidade recebe, de 4 a 6 deste mês, o Festival de Santa Cecília. Esta iniciativa surge da parceria entre a Câmara do Porto e o Curso de Música Silva Monteiro e tem como objetivo aproximar os premiados e participantes do Concurso Internacional de Santa Cecília (CISC) ao público portuense. A edição deste ano conta com a participação dos premiados do ano passado.

O festival realiza-se na Extensão do Romantismo, num piano histórico que pertenceu a Guilhermina Suggia, sendo dedicado a um repertório dessa época. No primeiro de três recitais, previsto para dia 4, às 18,30 horas, Philipp Scheucher, também vencedor do International Music Prize (Colónia), interpreta três sonatas de Beethoven.

No dia seguinte, dia 5, pelas 16 horas, Ivan Bašić, emergente pianista e grande promotor da música contemporânea sérvia, interpreta Scarlatti, Chopin, Ravel e Cláudio Carneiro. A fechar o festival, no dia 6, também às 16 horas, o pianista e doutorando na Academia das Artes de Novi Sad, Aleksandar Djermanović, interpreta Bach, Schubert, Lizst, Rachmaninoff e as valsas de Brahms.

A entrada é gratuita, mas está sujeita a levantamento de bilhete nas estações do Museu da Cidade no dia do concerto, com entrega limitada a dois bilhetes por pessoa, até à lotação da sala.

O Concurso Internacional de Santa Cecília (CISC) realiza-se, anualmente, na Casa da Música. Este ano, a sua 24.ª edição realiza-se em julho e contará com a participação de mais de 100 pianistas, oriundos de todo o mundo. O concurso é, atualmente, um dos mais prestigiados do mundo. A Câmara do Porto atribui o Prémio Cidade do Porto ao primeiro classificado do CISC e apoia a organização deste festival.