Sociedade

São João ajuda a afirmar a marca

  • Notícia

    Notícia

tres_pontos_17_6_2015.jpg

O presidente
da Câmara do Porto considerou ontem à noite, no programa semanal da RTP
Informação Três Pontos, que as Festas de São João ajudam a afirmar a marca "Porto."
no mercado externo.


Rui Moreira analisava
o impacto das festas são joaninas para o turismo na cidade e sublinhou que com
a hotelaria cheia, a promoção passa pela afirmação da marca. 

 


"O São João
é uma festa única, que arrasta multidões e mais do que para os turistas é para a
população. Tivemos críticas internacionais muito favoráveis", disse,
apresentando como exemplo um artigo publicado em maio de 2014, sobre o São João
do Porto pela revista National Geographic.


O Presidente
da Câmara Municipal do Porto referiu ainda a aposta da autarquia em alargar as
festas aos locais tradicionais da cidade, como a Boavista e, este ano, as Fontainhas.


O autarca
sublinhou também a importância de não ambicionar uma "massificação do turismo" para
não alterar o carácter distintivo da cidade. "Queremos que o turismo venha cá
para bem dos cidadãos, há que equilibrar as políticas", afirmou.


Numa análise
do setor à escala nacional, o presidente da Câmara do Porto considerou que a
aposta deve ser na exportação e na promoção de especificidades do património
cultural, da gastronomia e da História e não de iniciativas que detêm concorrência
direta, por exemplo, do mercado espanhol, como é o caso do golfe.