Cultura

Festival Internacional de Órgão e Música Sacra regressa a partir de quinta-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_FIOMS_II_Festival_Internacional_Orgao_Musica_Sacra_01.JPG

DR

A segunda edição do FIOMS – Festival Internacional de Órgão e Música Sacra vai decorrer de quinta-feira, 13 de outubro, a 6 de novembro, promovendo cerca de 30 concertos com mais de 100 intérpretes nacionais e internacionais.

Pelo segundo ano consecutivo, o FIOMS propõe dias cheios de música, com concertos em algumas das mais emblemáticas igrejas da região (com entrada gratuita) e na Casa da Música. O evento consolida-se no Porto, Maia, Valongo e Gondomar (presentes na edição anterior) e alarga a sua ação a Arouca e Oliveira de Azeméis, indo ao encontro de um dos objetivos mais importantes: a descentralização cultural.

O programa prevê cerca de 30 concertos, quatro master classes e uma conferência. Haverá igualmente concertos para crianças entre os três e os 13 anos de idade, em parceria com os estabelecimentos de ensino.

O FIOMS surgiu em 2021, em linha com os grandes festivais internacionais de órgão realizados no Porto até 2015, com o objetivo de preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Diocese e Área Metropolitana do Porto, estimular o interesse pela Música Sacra vocal e de órgão e incentivar o despertar de novos talentos através da implementação de uma oferta cultural que seja sustentável, descentralizada, regular e bem articulada entre todos os municípios da região.

No ano comemorativo do bicentenário do nascimento do compositor e organista César Franck (1822-1890), o FIOMS dará particular importância à sua música, com a apresentação da obra integral para órgão interpretada pelo organista francês Eric Lebrun, que ainda orientará uma master classe com incidência na obra do compositor.

Consulte mais informações em www.fioms.pt.