Economia

Fitch eleva rating do Porto em matéria de cumprimento dos compromissos financeiros

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_cidade_2023_1.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A agência norte-americana de classificação de risco de crédito Fitch subiu o rating do Porto de ‘BBB+’ para ‘A-’, com perspetivas estáveis. A avaliação dos diversos indicadores comprova a solidez e a saúde financeira do Município.

De acordo com a Fitch, os ratings 'A' dos Issuer Default Ratings (IDR) de longo prazo indicam que o risco de não pagamento atempado e integral dos compromissos financeiros, pelo Município, perante os seus credores ou investidores é muito baixo.

A decisão da Fitch sucede-se a uma subida do rating de Portugal para 'A-' em setembro deste ano, visto que a notação de rating do Porto é limitada pelo rating soberano.

Já os IDR de curto prazo firmaram-se no nível 'F1', a mais alta para um IDR de longo prazo 'A-'. Esta classificação é acompanhada pela avaliação da Fitch quanto à robustez e à flexibilidade de passivo e liquidez como 'média' e quanto ao índice de cobertura de liquidez para 2024, considerado acima de 1,4, assegurando a continuidade da capacidade de cumprimento das obrigações de curto prazo.

Nesta avaliação o Perfil de Crédito Independente permaneceu em 'aa', devendo-se, principalmente, às expectativas da agência para a métrica primária, o reembolso da dívida, que está no meio do intervalo correspondente.