Ambiente

Fontes secretas, sabão orgânico e músicas do mundo para um domingo no parque (ATUALIZADA)

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_fontes_chafarizes_parque_nova_sinta_12.JPG

Filipa Brito

ATUALIZAÇÃO: Devido à previsão de condições metereológicas adversas à concretização do evento ao ar livre, a iniciativa foi cancelada.


É o último “Fontes Secretas” e, por isso, a programação deste domingo será reforçada. O programa que promove a descoberta de monumentos e fontes que fazem parte do património da cidade leva ao Parque das Águas música do mundo e um workshop de sabão orgânico. É gratuito e para toda a família.

A Kawabi Wellness convida a descobrir como fazer sabonetes artesanais e probióticos, com ingredientes naturais e orgânicos. O workshop tem início às 11h15 horas.

Mas a programação da iniciativa começa mais cedo. Às 10 horas, Lucie Lurencová orienta uma aula de yoga aberta a todos aqueles que queiram treinar a mente e o corpo, num ambiente tranquilo e rodeado de natureza. Só é preciso levar tapete ou toalha de praia.

Durante a manhã, Manu e André Júlio Turquesa percorrem o parque com música, numa viagem que vai desde a música eletrónica à música dos Balcãs e outras culturas do mundo.

Da parte da tarde, a programação musical segue com o concerto de Seb Says, que traz uma combinação contemporânea entre o hip-hop, o jazz e o puro pop. A fechar, os The Guaranas, trazem o synth bass do teclado e o saxofone digital, em temas autorais de grandes ícones musicais como Herbie Hancock, Tom Jobim ou Bob Marley.

As instalações artísticas e um artesanato urbano compõem a oferta do “Fontes Secretas”, uma proposta da Águas e Energia do Porto, em parceria com o M.Ou.Co..

Para lá das atividades, a iniciativa procurou dar a conhecer melhor um dos parques mais secretos da cidade, onde estão guardadas fontes, chafarizes e arcas de água construídos ao longo dos últimos quatro séculos.

Recorde-se que o evento, alinhado com os valores e missão da Água e Energia do Porto, ao nível da promoção da sustentabilidade, da defesa do ambiente e da preservação e divulgação do património histórico, permitiu dinamizar a zona oriental da cidade, trazendo muitos visitantes ao Parque das Águas e às zonas envolventes.

Apesar de o verão estar a terminar, o Parque das Águas continua aberto e pode ser visitado durante todos os dias do ano.