Sociedade

Gabinete da Movida promove ciclo de workshops sobre animação noturna do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_newnet_movida_05.JPG

Miguel Nogueira

O Município do Porto vai realizar duas sessões participativas, dias 16 e 17 de outubro, das 18h30 às 20h30, no espaço Pólo Zero – FAP (R. de São Filipe de Nery), destinadas a quem vive, trabalha e frequenta a zona da movida.

Com o ciclo de quatro workshops "Oube lá!" - "Oube cá!", o Gabinete da Movida pretende iniciar um modelo de diálogo e mediação entre moradores, frequentadores e empresários de estabelecimentos da Movida do Porto. As sessões serão conduzidas por uma equipa de profissionais e especialistas na área de processos participativos e da economia da Movida do Porto.

Nas primeiras duas sessões serão abordadas as memórias da zona da Movida, as vivências atuais do lugar, o retrato da realidade no presente, bem como será feita uma apresentação sobre experiências de outros países neste tipo de gestão. Posteriormente, será realizado um conjunto de sessões, para apurar propostas sustentadas no diagnóstico a elaborar nesta fase.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas online ou presencialmente, no Departamento Municipal de Atividades Económicas (Rua de Antero de Quental, 367, 4050-057 Porto). Cada sessão será limitada a 25 participantes, e a seleção será feita conjugando a ordem de inscrição com a representatividade da diversidade dos grupos-alvo e das três zonas da Movida.

Após a inscrição online ou presencial, deverá enviar para o endereço movida@cm-porto.pt (até às 13h do dia 13 de outubro), o comprovativo de morada (ex. fatura de Água), caso seja morador, ou da certidão permanente do seu negócio, caso seja empresário de um estabelecimento na Movida do Porto.

O centro da cidade tem registado, nos últimos anos, um aumento de atividade, naquela que é conhecida como a “Movida” do Porto. Nesta zona convivem negócios da área da restauração e similares e do comércio retalhista, com outros usos da cidade, nomeadamente o residencial.

A necessidade de gerir a vida noturna fez com que o Município do Porto criasse regras de funcionamento, plasmadas no Regulamento da Movida do Porto, recentemente revisto, e outras iniciativas destinadas a prevenir e mitigar desequilíbrios entre interesses e usos.