Sociedade

Gestos solidários na pandemia homenageados pelo Município

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_gota_porto._2023_7.jpg

Guilherme Costa Oliveira

No dia em que se assinalam três anos após a administração da primeira vacina contra a covid-19, o Município do Porto vai distinguir cerca de uma centena de cidadãos, entidades e empresas que deram um contributo superlativo no combate à crise pandémica no Porto e no país. Distinção de Mérito Ricardo Jorge pode ser acompanhada, em direto, a partir das 19 horas de quarta-feira, 27 de dezembro, através do canal de Youtube da Câmara.

«A nossa cidade sabe reconhecer o esforço, a generosidade e o talento em favor do bem comum. Por isso, o Município decidiu homenagear, publicamente, quem se distinguiu no combate à pandemia. Deram-nos o melhor de si mesmas – a sua abnegação e solidariedade, o seu profissionalismo e competência, o seu sentido de dever e responsabilidade social», salienta o presidente da Câmara do Porto.

Além de Rui Moreira, a cerimónia conta com a presença de António Sarmento, médico infeciologista do Centro Hospitalar Universitário de São João que, a 27 de dezembro de 2020, foi a pessoa a quem foi ministrada a primeira vacina contra a covid-19 em Portugal, e do almirante Henrique Gouveia e Melo, que assumiu a coordenação do Plano de Vacinação.

É intenção do Município do Porto passar a atribuir anualmente a Distinção de Mérito Ricardo Jorge a pessoas individuais e coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se tenham notabilizado pelo espírito de missão, pela generosidade, abnegação e coragem e pelo empreendedorismo a bem da comunidade.

O reconhecimento público fica, assim, associado ao nome de um portuense, que, enquanto médico, higienista, professor e investigador foi responsável pela introdução, no nosso país, dos conceitos e práticas da saúde pública moderna.