Cultura

Guerra no Teatro Nacional S. João

  • Notícia

    Notícia

teatronsj.jpg

Sexta-feira e sábado, o Teatro Nacional de São João, apresenta a peça "Guerra", uma encenação de Vladimir Pankov, baseada na obra "Death of a Hero", de Richard Aldington.

A sinopse oficial do TNSJ descreve a peça desta forma:

Um grupo de jovens artistas festeja em Paris a consoada de Natal. Para eles, a guerra é um horizonte longínquo, uma eventualidade meramente retórica, um assunto literário. Mas estamos em 1913 e volvidos poucos meses eles vão viver o inimaginável horror da realidade. Alguém já descreveu Guerra como um "cruel balé operático", querendo com isto dizer que nele tudo é música e tudo é movimento: das palavras ditas e cantadas pelos atores às percussivas marchas militares; das coreografias de máscaras de gás ao ziguezaguear de um lustre gigante que se despenha em cena, sugerindo um mundo de grandeza em extinção. Estreado no Festival Internacional de Edimburgo em 2014, ano do centenário da Primeira Guerra Mundial, este espetáculo é uma intempestiva incursão nas imagens e nos sons da guerra, interrogando o poder da arte face à devastação. Chega-nos de Moscovo pelas mãos do Festival Internacional de Teatro Tchékhov (lugar onde brilharam as Sombras de Ricardo Pais em 2013) e do encenador Vladimir Pankov, diretor artístico do SounDrama Studio, uma das boas notícias do teatro russo contemporâneo.

No TNSJ, os tambores da guerra voltam a ressoar em outubro, quando Os Últimos Dias da Humanidade, de Karl Kraus, tomarem de assalto o palco poisado a sul da Praça da Batalha, numa encenação de Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso.