Inovação

Há mais 11 ideias de negócio inovadoras com passaporte portuense

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A European Innovation Academy encerrou a sua terceira edição na cidade do Porto, no dia 2 de agosto, com o evento Grand Pitch. Foram apresentadas as 11 ideias de negócio mais inovadoras, que resultaram de uma análise de um total de 200 soluções.

A escolha das equipas finalistas foi assegurada por um grupo de mentores, investidores e business angels nacionais e internacionais, que vieram à Invicta com o objetivo de descobrir soluções tecnológicas que podem fazer a diferença no mundo nos próximos anos.

As ideias que se destacaram focam-se, sobretudo, na sustentabilidade ambiental, no ensino online e na tecnologia para as áreas da saúde, segurança e empoderamento feminino.

As aplicações Voyella e Azalea mereceram destaque por se dedicarem ao empoderamento feminino, assegurando a segurança de mulheres que viajam e moram sozinhas.

Houve ainda cinco projetos, que integraram estudantes portugueses, que tiveram grande visibilidade durante a European Innovation Academy (EIA). Entre eles está o Critic AI, um software de análise linguística que fornece feedback e sugestões sobre conteúdo escrito para ajudar os utilizadores a melhorar as suas habilidades e estilo de escrita.

Ideias para mudar o mundo

Também o Bubbl3s, um equipamento para purificação do ar fabricado com materiais sustentáveis, a Tutorberry, uma plataforma de aulas particulares online dedicada a ajudar os pais a encontrar o tutor perfeito para os seus filhos, o FAire, um software que ajuda a controlar e gerir incêndios, e a Sayfe, uma aplicação para apoiar as pessoas com alergias alimentares a terem experiências seguras em restaurantes, mereceram destaque.

Caixotes do lixo que falam e ajudam a depositar o lixo corretamente para incentivar a separação de resíduos (Virture) ou um dispositivo pessoal para refrescar os trabalhadores de construção civil em climas quentes (Brisa) foram outras das soluções distinguidas pelos investidores. Também os projetos NiteLite e DriveBAC saltaram à vista do júri nesta edição da EIA.

O júri foi constituído por um conjunto de reputados investidores: Fred Krieger, fundador e CEO da Scoro (um dos unicórnios da Estónia), Maher Hakim, partner da 212.VC e Chief Advisor de Inovação e Empreendedorismo do Qatar Research, Development and Innovation Council, Anna de Stefano, business angel da Italian Angels for Growth, Zahra Tashakorinia, da Amazon Lab126, André Flórido, vice-presidente da Antler, Miguel Botto, diretor da Portugal Ventures, e Ricardo Marvão, cofundador da Beta-i.

A grande novidade desta edição foi o lançamento do programa CityXperiment, uma plataforma colaborativa pensada pelo Município, sob coordenação da Porto Digital.

Depois de uma fase de candidaturas que contou com mais de 60 participações, 25 jovens foram recrutados para participar no programa e na criação e aperfeiçoamento de soluções em contexto real e urbano ao longo dos meses de outubro e novembro de 2024.

A EIA é a maior academia dedicada à inovação no mundo, tendo reunido, este ano, mais de 650 participantes, entre estudantes e docentes de diversas universidades de todo o mundo, bem como especialistas, mentores e investidores de empresas internacionais de renome.