Inovação

Ideias de jovens inovadores de todo o mundo vão ser testadas em empresas do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_eia_start_up_expo_2024_05.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A iniciativa CityXperiment, concebida pelo Município do Porto, sob coordenação da Porto Digital, vai permitir que 25 participantes da edição deste ano da European Innovation Academy testem as suas soluções inovadoras em diferentes empresas da cidade. Os finalistas, que podem participar de forma individual ou em grupo, serão conhecidos na sessão de encerramento do evento, a 2 de agosto, mas o verdadeiro desafio só começa daí em diante.

Desenvolvido com o propósito de levar o talento de cerca de 25 jovens inovadores até ao mundo corporativo, o programa CityXperiment é uma das grandes novidades que salta da edição deste ano da European Innovation Academy (EIA), que decorre, pelo terceiro ano consecutivo, na cidade do Porto.

No dia 2 agosto, na cerimónia de encerramento da EIA, serão conhecidos os participantes/equipas selecionados, dando o pontapé de saída para o grande desafio, que vai passar por levar os jovens para junto do mundo corporativo, onde poderão trabalhar na resolução de desafios reais, com especial foco no contexto urbano.

Na Agência de Energia do Porto, Águas e Energia do Porto, Domus Social e no Hospital de São João, os jovens terão oportunidade de aperfeiçoar e construir soluções que aliem inovação e tecnologia.

Ao longo de dois meses, através de trabalho totalmente remoto, os jovens participantes dos quatro cantos do planeta vão poder idealizar e testar novas perspetivas e soluções criativas para os desafios da cidade, podendo desencadear uma onda de inovação para outras dimensões do ecossistema. 

O mês de outubro será dedicado à análise e abordagem aos desafios empresariais, enquanto, em novembro, as equipas vão trabalhar na ideação, conceptualização e definição de um modelo de negócio que responda ao desafio escolhido. No final do programa, as equipas terão a oportunidade de regressar à cidade do Porto.

Estamos certos de que esta é o caminho para transformarmos e desenvolvermos a cidade

Para o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, o CityXperiment "vem trazer ainda mais robustez à estratégia de inovação que temos vindo a implementar na cidade".

"Estamos certos de que esta é o caminho para transformarmos e desenvolvermos a cidade – é assim que tem vindo a acontecer –, sendo necessário este passo adicional de fazer do Porto um autêntico playground de inovação, imbuído de uma cultura de experimentação assente no desenvolvimento tecnológico, na qual os desafios quotidianos se tornam oportunidades para cruzar conhecimento, ciência e soluções de elevado impacto que melhorem a qualidade de vida de todos", frisou o também vereador da Inovação e Transição Digital.

O autarca recordou que, em 2019, a cidade lançou o Porto Innovation Hub, "a iniciativa municipal que implementa a estratégia de inovação e une o ecossistema – academia, investigação, mundo corporate, associações, equipas municipais e munícipes – em torno de projetos e partilha de conhecimento nesta área".

"Temos trilhado o caminho para que, além das competências técnicas, a cidade esteja preparada para tirar o máximo partido da transição digital em curso", constatou Filipe Araújo.

As inscrições dos participantes da EIA serão avaliadas com base em critérios como a dimensão da problemática, potencial de mercado, inovação da solução e qualificação dos candidatos.

A EIA é uma academia dedicada à inovação que, este ano, reúne mais de 650 pessoas, entre estudantes e docentes de diversas universidades de todo o mundo, bem como especialistas, mentores e investidores de empresas internacionais de renome.