Sociedade

Ilídio Pinho homenageado pelos seus 60 anos de vida empresarial

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O empresário Ilídio Pinho foi, esta quinta-feira, homenageado, em cerimónia pública, no auditório da reitoria da Universidade do Porto, pelos seus 60 anos de vida empresarial. Contando com as presenças dos ministros da Economia e do Mar, António Costa Silva, da Cultura, Pedro Adão e Silva, do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e de muitas personalidades ligadas à vida política, ao mundo empresarial e à sociedade, de um modo geral, os elogios ao caráter e empreendedorismo do homem, nascido em Vale de Cambra, sucederam-se ao longo da tarde.

"Estamos a homenagear um empresário dinâmico e inovador, um gestor de grande competência e um homem determinado, trabalhador e audaz", afirmou o presidente da Câmara do Porto, fazendo dele "um dos mais importantes industriais portugueses e um dos principais obreiros da revitalização, modernização e internacionalização da metalurgia e metalomecânica nacionais".

"Não repousou sobre os louros nem ficou indiferente aos problemas, carências e desafios da sociedade portuguesa. Pelo contrário: criou uma fundação para, justamente, se dedicar ao bem comum e à cidadania responsável", acrescentou Rui Moreira.

Recorde-se que a Fundação Ilídio Pinho instituiu, em 2022, um grande prémio, tendo D. José Tolentino Mendonça recebido o primeiro galardão, em cerimónia realizada no Salão Nobre da Câmara do Porto.

"Portugal precisa de mais instituições como a Fundação Ilídio Pinho, que não só atendam aos problemas socioeconómicos do país como criem as bases para um modelo de desenvolvimento mais inteligente, mais competitivo, mais sustentável e mais inclusivo", reconheceu o presidente da autarquia.

"Os 60 anos de vida empresarial são uma grande aventura"

Rui Moreira recordou o recente desaparecimento de um outro "empresário altruísta", o comendador Rui Nabeiro, para reforçar a ideia de que Ilídio Pinho é também "um empresário consciente de que as empresas têm uma importante responsabilidade social a cumprir". "Uma responsabilidade que passa pela valorização da comunidade, pela defesa da dignidade humana, pelo apoio a causas humanitárias, pela integridade, ética e transparência corporativa e pela promoção da sustentabilidade social e ambiental", disse.

E acrescentou: "Os 60 anos de vida empresarial do eng. Ilídio Pinho são, por tudo isto, uma grande aventura", feita de "sacrifícios e dificuldades, de sucessos e conquistas, de paixão e generosidade". "Resta-me terminar com um agradecimento pelo muito que deu ao país e à região Norte enquanto empresário inconformado, cidadão emérito e homem de cultura", concluiu.

Uma aventura de vida e obra agora também documentada numa fotobiografia, ontem apresentada, do empresário e benemérito, mas também dirigente associativo, autarca e administrador público. No auditório da reitoria foi também possível ver alguns dos muitos quadros aquisição da coleção de arte da Fundação Ilídio Pinho.