Sociedade

Inclusão das pessoas com deficiência é crucial para a construção de uma cidade "mais justa"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_talks_deficiencia_inlcusao.jpg

DR

De maio até novembro, o Município está a promover a iniciativa "Talks – Deficiência e Inclusão 2024", com o objetivo de consciencializar para a importância da igualdade de oportunidades. A primeira conversa, que teve como tónica os Direitos das Pessoas com Deficiência, motivou o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, a apelar "para a necessidade de uma integração social mais justa e igualitária!.

Ao realçar que a Câmara do Porto "tem tido o cuidado de trabalhar, refletir e propor projetos que possam dar respostas diversificadas às diferentes necessidades" das pessoas com deficiência, Fernando Paulo destacou que o Município "tem procurado atender às necessidades das instituições que trabalham com elas".

"Tem feito esforços no sentido de encontrar e reabilitar espaços municipais para acolher as instituições que necessitam de melhores instalações, tem apoiado intervenções de reabilitação nos espaços de algumas instituições, de forma a melhorar a qualidade do trabalho prestado, tem promovendo linhas de financiamento, como o orçamento participativo, o fundo de apoio ao associativismo, a linha de apoio à aquisição de viaturas ou à construção de novas respostas", sublinhou o responsável pelo pelouro da Coesão Social.

Apesar de considerar que a sociedade tem evoluído "em termos de igualdade, dignidade e direitos", Fernando Paulo alertou que este processo tem de ser "um trabalho continuado, que merece um investimento efetivo, medidas e políticas de apoio adequadas".

Mais três debates

De modo a dar enfâse a estas questões, o Município promoveu, entre 13 e 21 de maio, a Semana de Inclusão, que pretende sensibilizar a comunidade para a importância da integração social das pessoas com deficiência e/ou incapacidade.

Também as talks têm como objetivo fomentar debates alargados, partilha de experiências e dinâmicas de intervenção, com instituições/organizações, pessoas com deficiência/incapacidade e as suas famílias e público em geral, com o intuito de refletir de um modo participado sobre a integração.

A próxima conversa irá ocorrer no dia 13 de junho e será centrada no Desporto e Qualidade de Vida. A 3 de outubro, o foco será a Empregabilidade e Inclusão Profissional, sendo que o ciclo de reflexão é encerrado a 7 de novembro, com uma talk sobre a Afetividade e Sexualidade na Deficiência.

Todas as talks são de participação gratuita, mediante inscrição prévia, até ao limite máximo de 60 pessoas. A mais recente conversa, no dia 17 de maio, contou com a participação do presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, Rodrigo Ramos, e da coordenadora do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos, Paula Campos Pinto.

O Departamento Municipal de Coesão Social tem desenvolvido inúmeros programas e projetos que têm em vista a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência e/ou incapacidade. Exemplo disso é o "(D)EFICIÊNCIA“ , uma iniciativa que permite a integração de profissionais com deficiência e ou incapacidade no mercado de trabalho. Com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Município do Porto avançou ainda com o Golf4all, que permite o ensino e treino da atividade desportiva de Golfe Adaptado.

A cidade conta ainda com o Balcão de Inclusão, que reforça a rede de serviços de atendimento especializado para pessoas com deficiência, incapacidade ou necessidades especiais, familiares e organizações/entidades que intervêm neste âmbito.