Economia

Irlandesa contrata 500 pessoas para projeto de interesse estratégico nacional no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_empresa_tecnologica_programacao_informatica_02.jpg

Filipa Brito

A FinTrU, multinacional irlandesa de tecnologias para bancos de investimento, vai instalar um centro de entrega em Santa Catarina. Em funcionamento até ao final do ano, a empresa, classificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) como um projeto de interesse estratégico nacional, vai criar 500 novos postos de trabalho em cinco anos.

Estão já abertas as primeiras 40 vagas para integrar a empresa irlandesa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas que ajudam bancos de investimento em todo o mundo a cumprir as obrigações legais e regulamentares. A partir do Porto, vai desenvolver atividade nas áreas de KYC (Know Your Customer), Compliance, Legal, e Risco & Controlo e Operações.

“O talento altamente qualificado, a próspera comunidade empresarial e a qualidade das universidades e do ensino confirmaram a nossa decisão. Os projetos sedeados no Porto serão integrados na estrutura de entrega da FinTrU, garantindo o elevado nível de padrões de qualidade que oferecemos aos nossos clientes globais”, reconhece Katrien Roppe, chefe de gabinete da multinacional, em comunicado.

Neste sentido, o fundador e diretor geral da tecnológica, Darragh McCarthy, acrescenta que “tendo analisado uma série de localizações europeias, não tivemos dúvidas de que o Porto representa a melhor opção para a FinTrU como o nosso próximo delivery center”.

Para o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, este investimento representa “um grande reconhecimento” da estratégia do Município na atração de empresas para a cidade. “Estamos a construir uma cidade onde pessoas, empresas, oportunidades e conhecimento convergem para um verdadeiro hub de talento”.

Além do Porto, a FinTrU tem operação na Irlanda do Norte, Inglaterra, República da Irlanda, Países Baixos e Estados Unidos, com mais de um milhar de colaboradores que já contribuíram para fazer dela uma das empresas de crescimento mais rápido da Europa, segundo o Financial Times.

Dentro do plano de contratações está a realização da Academia de Serviços Financeiros, destinada a encontrar candidatos recém-licenciados. O líder da FinTrU em Portugal, Telmo Fernandes, explica que a empresa “vai investir no desenvolvimento de um ecossistema no Porto, desenvolvendo academias para apoiar a nossa expansão”.