Sociedade

John Goodenough doa meio milhão à tecnologia desenvolvida pela Faculdade de Engenharia

  • Notícia

    Notícia

#DR_John_Goodenough.jpg

O norte-americano John Goodenough vai doar 500 mil dólares à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para apoiar o trabalho desenvolvido pela equipa de Maria Helena Braga, investigadora e professora da FEUP que se tem notabilizado na criação de uma nova geração de baterias sólidas.

Esta doação tem como objetivo impulsionar o trabalho desenvolvido e sobretudo convencer a indústria da verdadeira revolução que poderá estar iminente.

Para Helena Braga, esta "representa uma honra e, ao mesmo tempo, a responsabilidade renovada de fazer melhor trabalho todos os dias, com a possibilidade de adquirir equipamento e financiar alunos que nos permitirão alcançar esse objetivo".

Há quatro anos, John Goodenough convidou a investigadora da FEUP para colaborar com seu grupo de investigação na Universidade do Texas, nos EUA. O trabalho desta professora da FEUP é amplamente reconhecido pela comunidade científica e tem sido divulgado em várias publicações científicas de renome.

O trabalho levado a cabo por Maria Helena Braga e pela sua equipa na FEUP está relacionado com a possibilidade de vir a ter, brevemente, disponível no mercado, uma bateria menos poluente, mais leve e capaz de multiplicar a capacidade das tradicionais baterias de ião de lítio, que poderão operar a temperaturas de -35 graus celsius.