Cultura

Jovem chinesa Yanjun Chen vence Concurso Internacional Santa Cecília

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_24_edicao_Concurso_Internacional_Santa_Cecilia.JPG

DR

Yanjun Chen, de 20 anos, é a vencedora da 24.ª edição do Concurso Internacional Santa Cecília. A jovem pianista chinesa conquistou o júri com uma prova de 30 minutos, onde apresentou três peças de Edvard Grieg, acompanhada pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, na Casa da Música, no passado domingo.

A competir com Evgeny Konnov, do Uzbequistão/Rússia e Gabriel Yeo, da Alemanha, a pianista conquistou os votos do júri composto por especialistas nacionais e internacionais, como Álvaro Teixeira Lopes (Portugal), Carles Lama (Spain), Olga Kern (Rússia/EUA), Philippe Raskin (Belgium), Pedro Emanuel Pereira (Portugal), Paolo Baglieri (Itália), Svetlana Eganian (Rússia/França) e Vardan Mamikonian (França/Arménia).

Yanjun nasceu na China, mas vive atualmente na Alemanha, onde estuda com Arie Vardi. Na sua jovem carreira já conta com vários prémios internacionais, nomeadamente "Yamaha Asia Conservatory Scholarship Competition", "Zhuhai International Mozart Competition for Young Musicians", "1st American Classical Music Competition". Já participou em recitais nos mais importantes palcos da China, EUA, Alemanha, Polónia, Áustria, Holanda e França.

Com esta vitória, Yanjun Chen recebeu, além de um prémio monetário de 20 mil euros, a oportunidade de publicar um CD, para a produtora KNS Classical e de participar em recitais e festivais de música, não só em Portugal, como em França e Espanha.

O Concurso Internacional Santa Cecília distinguiu também Danylo Saienko, da Ucrânia, com uma menção honrosa, Eugenia Sánchez Durán, de Espanha, com o prémio People's Choice e Yanjun Chen, com o Prémio Orquestra Filarmónica Portuguesa.

Organizado pelo Curso de Música Silva Monteiro, o Concurso Internacional Santa Cecilia contou com a participação de mais de 150 jovens pianistas dos 5 aos 32 anos, vindos de países como China, Israel, Alemanha, Ucrânia, Coreia do Sul, entre outros.