Sociedade

Jovens e seniores semeiam cidadania com assembleia sobre saúde mental

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Uma autêntica assembleia juntou jovens e seniores nos Paços do Concelho para espoletar a discussão de propostas em torno da promoção da saúde mental. Na manhã desta segunda-feira, os "deputados" de todas as idades assumiram o papel de cidadãos ativos e definiram as políticas de mais uma edição do "Semear Cidadania".

Aberta a sessão ordinária, por um presidente de palmo e meio, o vice-presidente da Câmara lembrou que "este projeto tem muitos anos e é muito acarinhado, com uma dimensão já muito diferente do início".

"Queria dar-vos os parabéns porque estar envolvido na sociedade é participar, é fazermos ouvir a nossa voz, é olharmos para os problemas que andam à nossa volta e termos propostas para os resolver", afirmou Filipe Araújo.

gco_cerimonia_de_abertura_semear_cidadania_2024_03.jpg

O vice-presidente sublinhou que "todos estamos a prestar um serviço público, que é trabalhar em prol do bem comum, daquilo que deve ser uma melhor sociedade, melhorando a nossa rua, a escola". “Com isso, certamente, estamos a melhorar o mundo", considera Filipe Araújo.

"É muito bom perceber que, da cidade do Porto, se constroem as soluções do futuro e é para isso que vocês são chamados", concluiu.

gco_cerimonia_de_abertura_semear_cidadania_2024_10.jpg

Antes de chegar a esta assembleia, onde esteve, também, o presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo e vários deputados das diferentes forças políticas, os participantes receberam visitas de especialistas municipais na área da saúde e da psicologia, assim como de enfermeiros da Unidade de Cuidados na Comunidade, para, em conjunto, reunirem informação e definirem as propostas a apresentar. Ao longo de diferentes sessões, tiveram oportunidade de participar em debates e campanhas eleitorais.

O "Semear Cidadania" é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Ramalde e do Município do Porto, que procura promover a participação cívica e dar voz aos jovens das escolas básicas da freguesia e aos utentes dos centros de dia e da Universidade Intergeracional de Ramalde.