Economia

Jovens terminam estágios mais confiantes no momento de entrada no mercado de trabalho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Chegou ao fim, com a entrega dos diplomas, a segunda edição do programa municipal que procura aproximar os jovens do mercado de trabalho. Com 47 estágios de verão realizados em 27 empresas da cidade, números que cresceram face ao primeiro ano, o Summer OpPORTOnities é, acredita o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, “um programa ímpar na esfera nacional”.

“O resumo desta edição é, deveras, estimulante para o Município do Porto” e apresenta “resultados extremamente positivos”, considera Ricardo Valente, sublinhando como a autarquia “tem uma política proactiva do ponto de vista do talento”.

O responsável municipal pela área do Emprego explica que o Summer OpPORTOnities “procura fazer a imersão de jovens no mercado de trabalho para que ganhem um conjunto de competências transversais, de softskills”, ao mesmo tempo que “permite às empresas tirarem partido e conhecerem melhor o talento que a cidade é capaz de produzir”.

Dada a voz aos participantes, Joana Ribeiro valoriza o facto de “a câmara municipal investir e apostar nos seus jovens, garantindo-lhes uma entrada no mercado de trabalho mais orientada”.

Para Francisca Teixeira, o estágio que agora termina permitiu-lhe “ganhar mais confiança”, o que a leva a considerar a decisão de participar como “um grande investimento em nós próprios”.

Feliz por poder concretizar a vontade de trabalhar durante o verão na sua área de estudo, Joana Ganhão sublinha que “se não me tivesse candidatado ia acabar a trabalhar em algo completamente diferente”. “O programa é excelente porque nos direciona para áreas que estão relacionadas com o que estudámos e isso é muito difícil de fazermos sozinhos”, considera.

Do lado das empresas, a diretora da Mais Idiomas, Ana Pinho, que participa no Summer OpPORTOnities pela segunda vez, olha para esta como “uma excelente oportunidade de descobrir novos talentos e trazer novas ideias, que possam ajudar-nos a crescer”.

Também novamente a proporcionar estágios de verão aos jovens da cidade, Aires Cunha, da Feel Porto sublinha como os estudantes “trazem diferentes mentalidades”, sendo esta “uma verdadeira sinergia entre a Câmara do Porto, a empresa e as novas pessoas que irão, agora, entre no mercado de trabalho”.

Este ano, o Programa Municipal de Imersão em Mercado de Trabalho investiu 63 mil euros em estágios profissionalizantes, remunerados, para jovens entre os 18 e os 21 anos em empresas da cidade.