Sociedade

Jovens vencem concurso de cientistas com cimento dentário a partir de cascas de camarão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um cimento dentário feito a partir de casca de camarão foi a ideia mais inovadora da edição deste ano do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores. Ao lado da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, a vereadora da Juventude participou na entrega de prémios, durante a 17.ª Mostra Nacional de Ciência, que voltou à Alfândega do Porto.

"É revigorante constatar que os jovens se mantêm curiosos, com pensamento crítico e, acima de tudo, interessados e despertos para continuar a procurar e a experimentar soluções para muitos dos desafios da sociedade, nas mais diversas áreas das ciências", afirmou Catarina Araújo.

A responsável não tem dúvida da importância de "acarinhar e incentivar, continuamente, este gosto pela investigação e pela ciência".

DR_mostra_nacional_ciencia_2024_09.jpg

Certa de que "na investigação científica, nada acontece de um momento para o outro", Catarina Araújo lembra que "os investimentos nestas áreas demoram a trazer retorno", mas são vitais pela certeza de que "conduzem ao desenvolvimento sustentável da sociedade".

No Porto, considera a vereadora, "a ciência constitui-se como uma aposta fundamental para um desenvolvimento harmonioso e sustentável", com as instituições a revelarem-se "parceiros fundamentais na formação e retenção de talento, na produção de conhecimento e no desenvolvimento do ecossistema de inovação na cidade".

Entre outras ideias premiadas estão uma solução para aplicação de bacteriófagos no combate de infeções bacterianas ou o desenvolvimento de uma "rede social" de monitorização dos dados marinhos, como temperatura ou altura das ondas.

DR_mostra_nacional_ciencia_2024_26.jpg

Os vários projetos foram, igualmente, selecionados pelo júri, presidido por José Matos, para disputar competições com outros jovens cientistas e investigadores na Europa, mas também nos Estados Unidos, China ou Brasil.

Marcaram presença na Mostra Nacional de Ciência as secretárias de Estado da Igualdade, Carla Mouro, e da Ciência, Ana Paiva, assim como o presidente da Fundação da Juventude, Francisco Maria Balsemão, e a diretora da Ciência Viva, Ana Noronha.

Esta é uma iniciativa da Fundação da Juventude, em parceria com a Câmara do Porto e a Ciência Viva, onde participaram, este ano, 350 jovens cientistas de todo o país, que apresentaram a concurso 107 projetos.