Cultura

Livro de memórias recorda histórias e vivências em África

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

“Antes Que A Gente Morra” reúne histórias e vivências de Nuno Quadros em África. O livro, da Dinalivro, foi lançado na passada quinta-feira, na Tipografia do Conto, no Porto, e contou com apresentação do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e do antigo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Descrito como tendo uma narração divertida - na primeira pessoa - de uma vida repleta de personagens, míticos caçadores de caça grossa e refinados músicos, presidentes de Estado e guarda-costas de boîte, de praias e savanas, coligido em livro cerca de três dezenas de episódios, numa espécie de autobiografia.

Desde Lourenço Marques colonial a Maputo atual – no qual o autor viveu até há poucos meses - passando por trechos sul-americanos e portugueses, “numa escrita escorreita, bem-humorada (mas não humorística), desprovido de trejeitos ensaísticos, analíticos, ou de afãs de manifestos, empenhados ou cáusticos, isento de nostalgia ou azedumes”, como classifica José F. Pimentel Teixeira, amigo do autor, no seu blogue “Nenhures”.