Sociedade

Mais de 170 postos de trabalho para cuidar da saúde no centro da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Está já em funcionamento o novo Hospital CUF Trindade. Na raiz está um edifício histórico e os valores do cuidado para com os doentes, mas as paredes albergam um espaço requalificado com a mais moderna tecnologia de diagnóstico e tratamento. Uma parceria do grupo CUF – que ali investiu cerca de 11 milhões de euros – com a Ordem da Trindade para oferecer cuidados de saúde em pleno centro da cidade do Porto.

Em mais de quatro mil metros quadrados que agora ocupam o edifício – propriedade da Ordem da Trindade – vão funcionar 30 especialidades médicas e cirúrgicas e estarão disponíveis 16 camas de internamento, três salas de bloco operatório e mais de três dezenas de gabinetes para consultas, exames ou tratamento. Na requalificada unidade hospitalar no centro da cidade vão trabalhar mais de 170 pessoas.

“A qualidade dos serviços de saúde não depende só do conhecimento médico-científico, das tecnologias médicas e das inovações terapêuticas. É necessária sensibilidade social e humana no ambiente hospitalar, para que não haja o risco de desumanização da prática clínica”, sublinhou o vice-presidente da Câmara do Porto, na inauguração das instalações, na manhã desta sexta-feira.

Filipe Araújo partilhou a certeza de que a “óbvia complementaridade” entre a CUF e a Ordem da Trindade vai permitir à nova unidade “reforçar e qualificar a oferta de cuidados de saúde na cidade do Porto e na região Norte”.

Para o vice-presidente, além da valorização de “um importante património histórico e afetivo do Porto”, a relevância deste equipamento está na continuidade dos “serviços de assistência e saúde prestados, há mais de cem anos, pela Ordem da Trindade neste edifício”, aliada, agora, à disponibilização de “valências diferenciadas” pela CUF.

“Só posso aplaudir o forte dinamismo empresarial da CUF na cidade do Porto”, concluiu Filipe Araújo, reforçando este como “um dinamismo com benefícios não só na prestação de cuidados de saúde, mas também na criação de valor, emprego qualificado e bem-estar social”.

Além do vice-presidente, estiveram ainda presentes os vereadores com os pelouros da Saúde, Catarina Araújo, e do Urbanismo, Pedro Baganha.

O Hospital CUF Trindade abre no ano em que se assinalam os 15 anos da chegada daquele grupo de saúde ao Porto o que, para o presidente da Comissão Executiva, representa “o compromisso da CUF com esta região”. “Teremos mais abrangência, mais proximidade para quem vive e trabalha no centro do Porto. Esta zona tem-se tornado cada vez mais populosa e nós queremos contribuir para este desenvolvimento”, garantiu Rui Diniz.

Também para o provedor da Ordem da Trindade, a inauguração desta nova unidade hospitalar representa “um marco relevante para o Porto”. Luis Malafaya Oliveira Sá reconhece como esta parceria com a CUF trará “uma oferta diferenciada de cuidados de saúde para o centro da cidade”, além de permitir a “constância dos valores essenciais da Ordem da Trindade: o respeito pela dignidade da pessoa humana”.