Sociedade

Mais de 500 vozes ecoaram dentro e fora do Coliseu pela liberdade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Mais de 500 vozes participaram, este domingo, no Coliseu do Porto, totalmente lotado, no espetáculo "Abril em movimento". Na sua quarta edição, o Cor(p)o Metropolitano, composto por elementos das comunidades dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), interpretou canções do seu reportório original e do cancioneiro da revolução. A festa continuou, depois, pela ruas Passos Manuel, Santa Catarina até às escadarias da Igreja de Santo Ildefonso, na Praça da Batalha.

Para o vice-presidente da Câmara do Porto, que marcou presença no espetáculo, "há sempre boas razões para celebrarmos o 25 de Abril. A Revolução dos Cravos deu-nos a democracia, a liberdade, a justiça, os direitos sociais, civis e políticos. Deu-nos, no fundo, a possibilidade de nos emanciparmos enquanto sociedade e enquanto indivíduos".

lj_corometropolitano_coliseu_29.jpg

"Talvez como nenhuma outra arte, a música é capaz de mobilizar pessoas, de inspirar movimentos, de mudar mentalidades, de desafiar normas", sublinhou Filipe Araújo, acrescentando: "este espetáculo não se esgota no simbolismo do seu reportório e na qualidade dos seus intérpretes. 'Abril em Setembro' é uma celebração em torno dos ideais de Abril que a música ajudou a consagrar e a incutir na sociedade portuguesa".

A direção musical do espetáculo esteve a cargo de André NO e Rui Souza e foi conduzido pelo maestro Miguel Fernandes, num coletivo artístico que juntou ainda André Nunes, Aleksandar Caric, Inês Lapa, Isabel Rodrigues, Fátima Neto e Marisa Oliveira. A coreógrafa Helena Oliveira foi a responsável pelo movimento e Beatriz Prada pelos figurinos e cenografia.

lj_corometropolitano_coliseu_51.jpg