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Matinés do Cineclube e cinema português regressam ao Batalha

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As Matinés do Cineclube, aos domingos, e o programa Seleção Nacional, às quartas-feiras, estão de regresso na próxima temporada do Batalha Centro de Cinema.

Quinzenalmente, a cada domingo, nas Matinés do Cineclube do Porto são apresentadas sessões dedicadas a momentos-chave da vida e prática do mais antigo cineclube português no ativo.

Em setembro, o Cineclube regressa à sua atividade de exibição da década de 1980, refletindo sobre a presença de obras de realizadoras nas programações de cinema da época. Serão exibidos “Adoption” (1975), filme que valeu a Marta Mészáros o título de primeira mulher a ser galardoada com o Urso de Ouro na Berlinale, e “Jogo de Mão” (1983), de Monique Rutler, apresentado na Seleção Oficial do Festival de Veneza.

Para as sessões de outubro, foi dada carta branca ao projeto Cineclube 8mm, promovido pelo Cineclube do Porto e a Casa da Animação e feito por crianças dos 8 aos 16 anos, que propõe um olhar histórico sobre a programação infantil do Cineclube.

O programa inclui uma sessão com curtas-metragens de Charlie Chaplin; “The Fabulous Baron Munchausen” (1962), a obra-prima do realizador checo Karel Zeman, que ficou conhecido por combinar imagem real e animação; e “Alice” (1987), a primeira longa de Jan Švankmajer, um dos principais nomes da animação checa que tem influenciado artistas como Tim Burton e Terry Gilliam.

Em novembro, é recuperado o ciclo “América… América…”, focado num período pujante do cinema independente americano, com o filme de culto “The Graduate” (1967), de Mike Nichols.

Nomeado para sete Óscares e vencedor na categoria de Melhor Realizador, é um dos mais emblemáticos filmes americanos dos anos 60. Será também exibida a excêntrica comédia romântica “Cannery Row” (1982), de David S. Ward.

Já o ciclo Seleção Nacional, dedicado ao cinema português e com uma cadência quinzenal às quartas-feiras, pretende pensar, valorizar e divulgar o património fílmico nacional. A proposta da dupla curatorial, composta por Daniel Ribas e Paulo Cunha, debruça-se sobre os desenvolvimentos políticos, estéticos e sociais do cinema português.

A Constelação #3: Brandos Costumes, apresentada entre setembro e dezembro, pretende refletir sobre um dos alicerces da identidade nacional salazarista: a suposta brandura e a não-violência dos portugueses. Antes e depois da Revolução, foram vários os filmes a denunciar as contradições desse lugar-comum, expondo as naturais violências e as diferentes formas de vida de uma comunidade. Serão apresentados filmes de Manoel de Oliveira, Alberto Seixas Santos, Mariana Gaivão, João Mário Grilo, Fernando Lopes, Solveig Nordlund, Leonor Noivo, Lolo Arziki, António de Macedo e João Pedro Rodrigues.