Sociedade

Mundo empresarial faz “match” com a economia social e dá novas cores ao arco-íris do estudo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Ajudaris está prestes a ganhar uma renovada sala de estudo para as crianças e jovens que frequentam o Clube Arco-Íris. Tudo graças à Semana de Voluntariado promovida pela consultora de informática Near Sea Technologies, que colocou os seus trabalhadores a pintar paredes, colocar rodapés e a cuidar de outros detalhes que vão tornar o espaço daquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) mais acolhedor e estimulante.

O encontro entre a tecnológica e a associação de caráter social e humano foi proporcionado pela Rede Local de Voluntariado do Município do Porto e assume-se como uma oportunidade para os trabalhadores da Near Sea Technologies ganharem uma maior participação cívica na comunidade.

Paralelamente, esta ação “pretende promover uma maior relação interpessoal dentro da empresa, demonstrando não só a sua preocupação na área da responsabilidade social bem como acreditando que o voluntariado lhes trará mais felicidade e um enriquecimento pessoal e social aos colaboradores e às pessoas/organizações que visam apoiar”.

O vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, marcou presença no início dos trabalhos e agradeceu à empresa o “espírito solidário e humanista com que abraçaram a iniciativa” e à Ajudaris pela “recetividade e acolhimento desta ação de voluntariado empresarial permitindo que a empresa e seus colaboradores possam ter conhecimento da realidade do trabalho social diário que as IPSS promovem junto da comunidade”.

O trabalho da Near Sea Technologies pretende ajudar as 22 crianças e jovens que recebem apoio ao estudo, diariamente, na Ajudaris a “desenvolver as suas capacidades, de forma livre e espontânea”.

Além de pôr “mãos à obra” no Clube Arco-Íris, os trabalhadores voluntários da tecnológica vão, também, plantar duas árvores cerejeiras no jardim da instituição com o grupo de crianças e jovens para “semear não só frutos como sinergias futuras e incentivo para mais ações de cidadania”.

Esta ação concertada foi possível através da mediação realizada pela Rede Local de Voluntariado, espaço de encontro entre as pessoas interessadas em ser voluntárias, que oferecem a sua disponibilidade para prestar um conjunto de ações inerentes à condição de cidadania ativa e solidária, e as organizações acolhedoras e promotoras de voluntariado.