Educação

Município continua a apostar na literacia financeira nas escolas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_literacia_financeira.jpg

DR

O Município vai dar continuidade à parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, com o propósito de dar seguimento ao projeto de literacia financeira nas escolas da rede pública da cidade.

De acordo com o vereador da Educação, Fernando Paulo, no último ano letivo, esta parceria entre o Município e a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda permitiu levar dois projetos às escolas da cidade: a iniciativa “No Poupar Está o Ganho”, que envolveu mais de 2500 alunos, desde o 1º ciclo do ensino básico ao ensino secundário, e o programa “Por Tua Conta”, que abrangeu cerca de mil alunos do ensino profissional da cidade.

O projeto “No Poupar Está o Ganho” é implementado em contexto escolar, ao longo de todo o ano letivo, dirigido a crianças e jovens desde o ensino pré-escolar ao ensino básico e secundário.

Já a iniciativa “Por Tua Conta”, reconhece a importância da integração da formação financeira no ensino profissional e promove o desenvolvimento de competências essenciais a um aluno do século XXI.

“A cidade do Porto foi, nesta área, absolutamente pioneira, tendo começado a promover a literacia financeira junto dos alunos das escolas da rede pública desde 2010, de forma a desenvolver nos alunos atitudes, perspetivas e comportamentos esclarecidos e rigorosos em relação ao dinheiro”, reforçou Fernando Paulo.

O projeto “No Poupar Está o Ganho”, da responsabilidade da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda/ Museu do Papel Moeda, foi criado em setembro de 2010. Dada a sua importância, foi acolhido pela Câmara do Porto, no âmbito do projeto Educação para os Valores, estreado em fevereiro desse ano e dirigido aos alunos do 9º ano de escolaridade.

“Entre 2012 e 2015 a participação do Município contou com o apoio financeiro e logístico de empresas parceiras do Porto de Futuro”, recorda o vereador da Educação.

Desde a sua implementação, entre 2010 e 2015, participaram no projeto mais de quatro mil alunos. No ano letivo seguinte, o projeto ganhou escalabilidade, por via da Área Metropolitana do Porto, tendo sido implementado em 14 municípios.

Em 2022, surge o projeto “Por Tua Conta”, inserido na estratégia metropolitana de valorização do ensino profissional, pretendendo ser um contributo no processo de concertação da rede da oferta educativa e formativa do território.

Rede de parcerias reforça sistema educativo da rede pública

“A par dos projetos desenvolvidos pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, temos vindo a apostar noutras parceiras que promovem também a literacia financeira, nomeadamente com a Junior Achievement Portugal”, frisa o responsável pelo pelouro da Educação.

Desde 2007 “são desenvolvidos programas para os alunos dos três ciclos do ensino básico que complementam os programas escolares com conteúdos relacionados com economia, negócios e desenvolvimento de carreiras e que fornecem informação prática sobre finanças pessoais”, acrescentou Fernando Paulo.

Os projetos “Innovation Challenge” e “A Empresa”, dirigidos aos alunos do ensino secundário, incluem também conceitos de literacia financeira, estando focados no desenvolvimento de competências empreendedoras.

Contabilizam-se, desde 2007, mais de 46 mil alunos abrangidos pelos projetos no âmbito da parceira com a Junior Achievement Portugal.