Cultura

Município homenageia Manuel António Pina nos 10 anos da sua morte

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#DR_manuel_antonio_pina.jpg

DR

“A Presença do Mistério: Evocação de Manuel António Pina nos dez anos da sua partida” foi o tema escolhido para a sessão de homenagem ao escritor Manuel António Pina marcada para o próximo sábado, 22 de outubro, às 16 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

A iniciativa, organizada pela editora Exclamação e com o apoio do Município do Porto, será o momento escolhido para a apresentação do ensaio da autoria de Rui Lage, intitulado “A Presença do Mistério: Introdução à Poesia de Manuel António Pina”, editado pela Exclamação, evento no qual participará o presidente da Câmara, Rui Moreira.

A sessão contará, ainda, com a leitura de poemas do escritor e atuações da companhia Pé de Vento e d'O Bando dos Gambozinos.

O poeta e jornalista Manuel António Pina morreu a 19 de outubro de 2012, aos 68 anos, no Hospital de Santo António, no Porto. Além de poeta, Manuel António Pina distinguiu-se pela literatura infanto-juvenil. Foi, também, autor de peças de teatro, de obras de ficção e crónica, algumas das quais foram adaptadas ao cinema, televisão e editadas em disco.

Natural do Sabugal, distrito da Guarda, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, mas foi no Jornal de Notícias que fez carreira por mais de 30 anos, como jornalista, redator, editor, chefe de redação e cronista. Em 2011, venceu o Prémio Camões, galardão maior da literatura em língua portuguesa.

A cerimónia contará com a presença de convidados e amigos do homenageado, entre eles o escritor Álvaro Magalhães.