Sociedade

Município marcou presença na Feira de Voluntariado da Universidade Portucalense

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_capacitacao_gestao_de_voluntariado_2024_17.jpg

Andreia Merca

O Município do Porto, através da Rede Local de Voluntariado, esteve presente na Feira de Voluntariado da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, no âmbito do Programa de Voluntariado da instituição de ensino superior.

Tratou-se de uma iniciativa promovida pela RES-UPT, pelo Gabinete de Apoio ao Estudante e pelos Núcleos e Associações de Estudantes da Universidade Portucalense, com o objetivo de promover a prática do voluntariado, bem como proporcionar momentos de networking entre várias entidades do concelho, dedicadas a esta prática. A Feira de Voluntariado apresentou aos estudantes, docentes e colaboradores da Universidade Portucalense programas e iniciativas solidárias às quais se podem associar enquanto voluntários.

Foram muitos os estudantes e docentes que procuraram a banca da Rede Local de Voluntariado do Município do Porto com o propósito de se inteirarem sobre o funcionamento da mesma. Através do recurso a dinâmicas de auscultação dos participantes, sob o mote “Como atrair os jovens para a prática do voluntariado?”, assim como de simulações de inscrição e procura de oportunidades de voluntariado, a equipa inspirou e mobilizou dezenas de jovens, cujos contributos podemos unir numa única frase: O mais pequeno gesto, a mais simples ação fazem a diferença!.

A Rede Local de Voluntariado proporciona o encontro entre as pessoas interessadas no exercício do voluntariado e as organizações, incentivando, capacitando e promovendo a prática de voluntariado em prol da cidade.

"As práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvolvidos [pelo Município do Porto] em prol da promoção da prática do voluntariado são merecedoras de distinção". Assim considera a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), que atribuiu à Câmara do Porto o Galardão Autarquia Voluntária 2023.