Cultura

Museu e Bibliotecas com programação diversificada para os próximos dois meses

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_museu_antonio_carneiro.jpg

Casa-Museu Guerra Junqueiro

Filipa Brito

O Museu e Bibliotecas do Porto propõem para os próximos dois meses – fevereiro e março – uma programação diversificada, para todas as idades, destacando-se a abertura do Ateliê António Carneiro, no Bonfim, e a Biblioteca de Arqueologia, no Reservatório, no âmbito do projeto Biblioteca Errante.

O Ateliê António Carneiro - nova designação assumida pelo Museu do Porto - foi alvo de um projeto de reabilitação arquitetónica da responsabilidade de Camilo Rebelo, concluído em 2023, com o objetivo de recuperar a traça e o uso originais do projeto construído nos anos 20, dotando-o das características programáticas e técnicas que permitam voltar a abrir o espaço ao público.

Esta nova casa do Museu do Porto, que vai abrir portas em março, destaca-se pela tipologia tradicional de ateliê de pintura com luz do norte (hoje praticamente inexistente no panorama nacional) e a original articulação com galeria contígua, devolvendo à cidade um tipo de espaço único, e pela relação entre os espaços interiores e os espaços exteriores adjacentes, nomeadamente o pátio norte, a varanda/terraço a sul e o jardim da propriedade.

A exposição inaugural do Ateliê António Carneiro, com curadoria de Bernardo Pinto de Almeida, procura explorar o universo e as potencialidades da estética simbolista em António Carneiro. Para além de importantes obras do artista pertencentes ao espólio da coleção municipal, a mostra reunirá obras provenientes de outras coleções, pertencentes a entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Abertura da Biblioteca de Arqueologia e exposição dedicada a Eurico Augusto Cebolo

Já esta quinta-feira, dia 1 de fevereiro, é inaugurada, no Reservatório, a Biblioteca de Arqueologia, no âmbito do projeto Biblioteca Errante. É ali que se encontra um pequeno acervo com obras de referência e de carácter geral sobre Arqueologia, de autores portugueses e estrangeiros, a par de monografias e ensaios diversos, designadamente sobre trabalhos realizados no Porto, no Centro e no Norte de Portugal.

Por seu turno, no Gabinete Gráfico – Biblioteca Municipal Almeida Garrett é inaugurada, dia 17 de fevereiro, a primeira mostra dedicada ao compositor Eurico Augusto Cebolo (Coleja, 1938 – Porto, 2021), figura incontornável da cultura popular portuguesa da segunda metade do século XX. Com curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque, em colaboração com Francisco José Viegas, a mostra realça o músico, compositor, pedagogo e escritor, que deixou um singular legado musical, literário e pedagógico consubstanciado em livros para o ensino de música e romances de cordel.

"Professor Mágico – Tributo a Eurico Augusto Cebolo" funciona como um set onde se revelam objetos íntimos, registos fotográficos e documentais, livros, desenhos, instrumentos, ou seja, toda a mitologia pessoal do autor. A exposição, patente até dia 27 de abril, aborda com humor e energia a força de um criador que compreendeu em absoluto as regras da criação musical e da convivência humana.

Conheça aqui todas as propostas do Museu e Bibliotecas do Porto, para todas as idades, bem como as condições de participação.