Cultura

Nova temporada do Teatro Nacional São João com muitas novidades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Tuna_Programacao_TNSJ_set_dez_01.JPG

TUNA

A nova temporada do Teatro Nacional São João (TNSJ) abre com sete estreias, arrancando já hoje, dia 11, fora de portas (na Sala Estúdio Perpétuo), com "O Canto do Cisne", de Tchékhov, da companhia Seiva Trupe. Reforço da aposta na dramatização de obras de escritores de língua portuguesa e programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril marcam a temporada 2023/2024.

O Teatro Nacional São João anunciou a programação artística para o período entre setembro e dezembro de 2023, tendo também descortinado alguns dos principais projetos do próximo ano. Para além da estreia fora de portas da mais recente produção da casa, desenvolvida em parceria com a Seiva Trupe, e que assinalam os 50 anos da emblemática companhia portuense, o TNSJ estreia, no final do ano, uma nova produção própria, que conta com a direção de um encenador convidado. Bruno Bravo encena "Um Sonho", uma das mais revolucionárias obras do sueco August Strindberg. O espetáculo estreia a 7 de dezembro, no Teatro São João.

Já em 2024, o TNSJ apresenta mais duas produções próprias. Em abril, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, Nuno Cardoso dramatiza o romance "Fado Alexandrino", de António Lobo Antunes. Quase a fechar a temporada, a escritora e encenadora Patrícia Portela dirige o diretor artístico do São João em "Homens Hediondos", monólogo a partir da obra de David Foster Wallace. Estreia a 20 de junho, no Teatro Carlos Alberto.

Muitos espetáculos até final do ano

Entretanto, o trimestre anuncia-se cheio de espetáculos. Para além de "O Canto do Cisne", no Teatro São João, sobe a palco "As Areias do Imperador", espetáculo de Victor de Oliveira criado a partir do romance homónimo de Mia Couto. Já o Teatro Carlos Alberto reabre portas dia 21 para acolher a estreia de "O Salto", um espetáculo sobre a emigração portuguesa dos anos 1960, com texto e encenação de Tiago Correia.

A fechar o mês e já com um pé em outubro, o TeCA recebe "Como se nada fosse", uma criação da associação cultural MEXE com o Grupo de Teatro Comunitário do Bonfim, dirigido por Susana Madeira. Em cena nos dias 30 de setembro e 1 de outubro.

Em outubro, o Teatro Nacional São João volta a receber o Festival Internacional de Marionetas do Porto e apresenta, entre 19 e 22 de outubro, "Bernardo Santareno x 2", coproduzida com a ASSéDIO.

Já novembro é um mês de estreias, com três espetáculos a serem apresentados ao público pela primeira vez nos palcos do Teatro São João e do Teatro Carlos Alberto. "Salomé", uma encenação da tragédia de Oscar Wilde por Mónica Calle, sobe ao palco do TNSJ entre os dias 2 e 12 de novembro. Segue-se a estreia de "A Ascensão de Arturo Ui", de Bertolt Brecht e encenada por Bruno Martins, em cena no TeCA entre 9 e 12 de novembro. Entre 23 e 26 de novembro, é a vez de "Maria Coroada", um texto de João Garcia Miguel, fazer no palco do São João as suas primeiras apresentações.

O caderno de programação do Teatro Nacional São João para a temporada setembro-dezembro 2023 está disponível aqui.