Economia

Novembro traz aos comerciantes formação em apoios financeiros e cibersegurança

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_comercio_fora_do_sitio_trabalhadores_2023_15.jpg

Andreia Merca

Continua em ação o programa de formação para comerciantes, dinamizado pelo Município do Porto. Além do módulo de vitrinismo, iniciado em outubro, ao longo do mês de novembro os proprietários ou trabalhadores do comércio local vão poder obter mais conhecimentos nas áreas de vendas online, cibersegurança e programas de incentivo e apoios financeiros.

Inscrições para as ações municipais abrem 15 dias antes de cada módulo e são sempre gratuitas. A prosseguir nos dias 2, 6, 9, 13, 16 e 20, a formação em "Vitrinismo: decoração de montar para atrair clientes" ainda está a aceitar novas participações. A ação, de caráter presencial, acontece entre as 19h30 e as 22 horas.

No dia 7 de novembro arrancam as ações em "Vendas online", neste caso por videoconferência, com recurso às plataformas Microsoft Teams/Zoom. Com horário, igualmente, entre as 19h30 e as 22 horas, esta formação prolonga-se pelos dias 14, 21 e 23.

Com uma sessão única, a 15 de novembro, os comerciantes vão, também, ter a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre "Cibersegurança: ameaças, riscos e vulnerabilidades da segurança informática". A formação acontece por videoconferência, das 14h30 às 17 horas.

"Programas de incentivos, financiamentos e apoios comunitários" encerra o ciclo de formações do mês de novembro. Acontece, igualmente, por videoconferência, entre as 19h30 e as 22h30 dos dias 15 e 22.

Desenhadas a partir das necessidades identificadas pelos comerciantes, as ações de formação procuram ajudar o comércio da cidade a ser cada vez mais qualificado e inovador. São ministradas por formadores com experiência e qualidade técnica e pedagógica, em horários que procuram adequar-se à rotina de trabalho.

Desde o seu arranque, em 2016, já foram ministradas mais de duas centenas de atividades formativas, que beneficiaram mais de 3.700 comerciantes.