Cultura

O futuro na Casa da Música

  • Notícia

    Notícia

O Fórum do Futuro não é só no Rivoli. Serralves, o Teatro Nacional de São João, a Universidade do Porto e a Casa da Música também se associaram ao grande festival do pensamento, como aconteceu anteontem nesta última fundação.


A música tem sido amplamente utilizada enquanto ferramenta no trabalho com grupos em risco ou em situação de exclusão social. Mas poderá ela contribuir para levar as pessoas a um futuro mais feliz? Foi este o mote para a conversa dos músicos britânicos Matthew Peacock, fundador do Streetwise Opera, um projecto de solidariedade e desenvolvimento humano e social que trabalha com centros de sem-abrigo em Inglaterra, e Paul Griffiths, também crítico, libretista e compositor.

Com uma vasta experiência na liderança de experiências musicais com comunidades desfavorecidas, vieram partilhar com o público alguns dos projectos mais significativos que têm desenvolvido.

Esta sessão, moderada pelo sociólogo João Teixeira Lopes, contou também com uma breve performance do "Som da Rua", grupo formado por utentes de várias instituições da cidade do Porto que apoiam sem-abrigo e outras pessoas em situação de vulnerabilidade social.