Sociedade

Ponte aérea está a ser um fracasso

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Miguel Nogueira

A TAP recusou aos jornalistas os números do primeiro dia de operação da ponte aérea Porto - Lisboa, dizendo apenas que tinha sido um sucesso, mas o Porto.pt mostra-lhe que a ocupação média não ultrapassou em muito os 50%, e que chegou a ser de 6% num dos voos, muito aquém dos 97% garantidos nos voos internacionais diretos do aeroporto Sá Carneiro. O segundo dia terá corrido ainda pior, com atrasos sucessivos e um cancelamento. No mesmo dia, a Ryanair atingiu 78% de ocupação no mesmo trajeto, mas com aviões maiores.


 


Os números não mentem, o primeiro dia de ponte aérea entre o
Porto e Lisboa, domingo, 27 de março, não foi o sucesso que a TAP anunciou,
embora recusando as taxas de ocupação à imprensa. O Porto.pt sabe, contudo, que
houve voos com 6% de ocupação e que a média dos 18 voos foi de 57%. Para que
não existam dúvidas, revelamos os números voo a voo, onde se demonstra que,
apesar da maioria dos voos terem acontecido com aviões de pequena
dimensão e poucos lugares, as taxas de ocupação foram muito baixas.


Logo de manhã, a TAP fez uma ligação com um Airbus A319, com
126 lugares, onde só sete estavam ocupados. A operação, ao longo do dia, foi
sendo garantida por aviões muito diversos, como Airbus A319, A320, os ATR42 e
ATR72 e Embraer, ou seja, alguns dos voos foram operados com aviões com cerca
de 40 lugares, o que nem assim fez aumentar as taxas de ocupação.


Com taxas de ocupação desta ordem é impossível rentabilizar
voos e obter proveito das ligações, ao contrário do que acontecia com as
ligações descontinuadas do Porto para a Europa  (74 voos semanais),
que apresentavam taxas de ocupação da ordem dos 90%.


No mesmo dia em que a TAP iniciou a ponte aérea para Lisboa,
com taxas de ocupação de 57%, a Ryanair realizou seis voos entre as duas
cidades, com taxas de ocupação sempre acima dos 70% e uma média de 78%, sempre com aviões com perto de 200 lugares (Boeing 737)


Mais importante, os 13 voos internacionais realizados pela
TAP do Porto para a Europa, no dia em que iniciou a ponte aérea, registaram uma
média de ocupação de 97,63%, ou seja, todos os aviões saíram praticamente
cheios nas ligações do Porto à Europa.


Embora o Porto.pt não possua ainda números referentes ao
segundo dia da ponte área, tudo indica que a operação correu ainda pior na
segunda-feira. Com efeito, quase todos os voos saíram com atrasos importantes,
quer do Porto quer de Lisboa, um dos voos foi mesmo cancelado e outro chegou
com mais de três horas de atraso. Houve, ainda, passageiros com ligações
perdidas para voos à Europa e queixas de quem tinha comprado voos diretos do
Porto e foi obrigado a viajar na ponte aérea para Lisboa e a perder horas na
ligação forçada.


 


 TAP (ponte aérea Porto - Lisboa, 27 de março)


TAP1921 OPO-LIS 319 CSTTU 88 66,67%


TAP1922 LIS-OPO 319 CSTTG 09 06,81%


TAP1923 OPO-LIS 320 CSTNU 36 22,22%


TAP1924 LIS-OPO 319 CSTTE 82 62,12%


TAP1927 OPO-LIS 319 CSTTE 67 50,76%


TAP1933 OPO-LIS 319 CSTTG 46 34,85%


TAP1926 LIS-OPO AT4 CSTRV 23 46,00%


TAP2675 OPO-LIS ER4 CSTPG 15 30,61%


TAP1929
OPO-LIS AT4 CSTRV 25 50,00%


TAP1930
LIS-OPO AT7 CSDJA 66 94,29%


TAP1931
OPO-LIS AT7 CSDJA 29 41,43%


TAP1932
LIS-OPO AT7 CSDJC 60 85,71%


TAP1935
OPO-LIS AT7 CSDJC 47 67,14%


TAP1936
LIS-OPO AT7 CSDJA 65 92,86%


TAP1939
OPO-LIS AT7 CSDJA 25 35,71%


TAP1934
LIS-OPO AT4 CSTRV 47 94,00%


TAP1937
OPO-LIS AT4 CSTRV 20 40,00%


TAP1940
LIS-OPO AT7 CSDJC 28 40,00%


TAP1947
OPO-LIS AT7 CSDJC 22 31,43%


TAP1946
LIS-OPO AT4 CSTRV 36 72,00%


TAP1949 OPO-LIS
AT4 CSTRV 37 74,00%


TAP1948
LIS-OPO AT7 CSDJA 46 65,71%


TAP1951
OPO-LIS AT7 CSDJA 28 40,00%


TAP1960
LIS-OPO AT7 CSDJC 42 60,00%


TAP1953
OPO-LIS AT7 CSDJC 40 57,14%


TAP1962
LIS-OPO AT4 CSTRV 46 92,00%


TAP1955
OPO-LIS AT4 CSTRV 43 86,00%


TAP1928
LIS-OPO 319 CSTTJ 81 61,36%


TAP1964
LIS-OPO AT7 CSDJA 24 34,29%


TAP1957
OPO-LIS AT7 CSDJA 43 61,43%


TAP1966
LIS-OPO AT7 CSDJC 48 68,57%


TAP1959
OPO-LIS AT7 CSDJC 37 52,86%


TAP1970
LIS-OPO AT4 CSTRV 35 70,00%


TAP1971
OPO-LIS AT4 CSTRV 17 34,00%


TAP1968
LIS-OPO AT7 CSDJA 56 80,00%


TAP1958
LIS-OPO AT7 CSDJC 51 72,86%


 


Load Factor médio: 57,63%


 


 


RYANAIR (ponte aérea Porto - Lisboa, 27 de março)


RYR2093 OPO-LIS 73H EIEBX 133 70,37%


RYR2094 LIS-OPO 73H EIEBX 135 71,43%


RYR1671 LIS-OPO 73H EIDCP 147 77,78%


RYR1672 OPO-LIS 73H EIDCP 142 75,13%


RYR2095 LIS-OPO 73H EIDLE 160 84,66%


RYR2096 OPO-LIS 73H EIDLE 168 88,89%


 


Load Factor médio: 78,04%