Cultura

Oficina, música e histórias no próximo fim de semana de Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Nos próximos dias 17, 18 e 19 de junho, o programa Cultura em Expansão apresenta diversas atividades em três dos seus territórios: Bouça, Pasteleira e Campanhã.

O fim de semana arranca com a segunda oficina na Associação de Moradores da Bouça, promovida no âmbito do projeto TAG concebido pelo Visões Úteis. Depois de Paulo Maria Rodrigues, para esta ação de formação aberta a todos os entusiastas do som e curiosos, a Sonoscopia convidou Rodrigo Constanzo. Artista sonoro, Constanzo conta com um corpo de trabalho que viaja entre a improvisação, a performance e a composição, procurando criar novos sons, e estabelecendo, frequentemente, uma relação muito interessante entre o quotidiano, a música e a tecnologia. Com acesso gratuito, a iniciativa realizar-se-á durante dois dias (17 de junho, 18-21 horas; 18 de junho, 10-17 horas) e a inscrição pode ser feita através de e-mail (sonoscopia@gmail.com) ou por telefone (916 088 659). O resultado do trabalho desenvolvido poderá ser conhecido no sábado, 18 de junho, numa mostra pública que terá lugar na Associação de Moradores da Bouça, às 17 horas.

Já na Pasteleira, no Museu da Cidade – Reservatório, no mesmo sábado (18 de junho), às 18,30 horas, a tarde está reservada para a atuação de Pás de Problème. Com uma carreira de mais de dez anos, dois álbuns e quatro EPs e uma extensa lista de concertos, o grupo é conhecido pelas suas festas. As suas atuações são um convite à dança, do palco até ao público, ao ritmo de sopros frenéticos, melodias inesperadas e canções sobre vidas reais. Sob o mote “Don't Regret The Party, Don’t Forget the Party”, apresentam-se no Cultura em Expansão, com músicas novas, num primeiro desvendar do terceiro álbum que se avizinha.

Para terminar o fim de semana, no domingo (19 de junho), às 17 horas, o projeto “TRIC – Tardes Regaladas nas Ilhas de Campanhã”, concebido pelo Visões Úteis numa coprodução com a cooperativa cultural Trimagisto, realiza a sua última sessão em Campanhã. O espaço escolhido para esta tarde de contos e histórias será a Ilha do Poço (Rua Dr. Maurício Estêves Pereira Pinto, 248) e contará com a narração oral de Carlos Marques e Ana Lage, dois contadores de histórias profissionais, com uma vasta experiência profissional.

Com programação até dezembro de 2022, durante o mês de junho, o Cultura em Expansão apresenta ainda “Arca” de Ana Deus e Paulo Ansiães Monteiro, que terá no auditório do Grupo Musical de Miragaia, no dia 30, às 21,30 horas.

A entrada em todos os espetáculos do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia da sua realização, a partir de uma hora antes do início. Mais informações sobre a programação prevista até dezembro podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.