Desporto

Os melhores do breaking competiram no Porto por um lugar na final mundial

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O B-Boy do Porto, XXL, elemento do grupo Momentum Crew, o primeiro grupo profissional de dança urbana em Portugal, levou a melhor perante 15 adversários. No setor feminino, a B-Girl de Leiria, Vanessa, foi a favorita das quatro B-Girls na final nacional do concurso Red Bull BC One.

Os dois vão agora representar Portugal na final europeia do Red Bull BC One, que decorre a 5 e 6 de novembro, em Gdansk, na Polónia, depois do apuramento no passado sábado, na final nacional do concurso de breaking, que decorreu no parque de estacionamento do Silo Auto, com sucessivas batalhas entre as 18 e as 21 horas.

Nos diferentes momentos, a qualidade, criatividade e dinâmica dos atletas foi avaliada por um júri de três elementos com créditos firmados na modalidade ao nível internacional.

O Red Bull BC One tem sido nos últimos 20 anos o grande palco internacional do breaking, uma modalidade que tem vindo a crescer.

Portugal faz parte de um mapa de 30 países que apura representantes para a final mundial do Red Bull BC One, na Polónia, e que marca o regresso da competição à Europa, depois de nos últimos anos ter visitado os cinco continentes, de Tóquio a Nova Iorque, passando pelo Rio de Janeiro e Paris. O título vai ser disputado por um Top 16.

Recorde-se que a cultura hip-hop também vai chegar aos Jogos Olímpicos em 2024, através do breaking, com a estreia da modalidade em Paris 2024.