Cultura

"Pandemic / I Don’t Know Karate, but I Know Ka-Razor!" na Galeria Municipal a partir deste sábado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Filipe_Marques_Pandemic.jpg

"Pandemic / I Don’t Know Karate, but I Know Ka-Razor!" é a mais recente proposta expositiva de Filipe Marques, em resposta ao convite feito pela Galeria Municipal do Porto, ainda em 2019, e que abre ao público no próximo sábado, 18 de setembro.

Tendo como base uma reflexão sobre conceitos víricos e as suas repercussões no mundo e na natureza, o projeto expositivo que agora se apresenta, tem tanto de atual como de histórico. “Pandemic” constata precisamente essa batalha interior, connosco, e de nós com o mundo.

E é essa complexidade poética, disposta em múltiplas camadas, que definem a obra de Filipe Marques. Da palavra à imagem, da natureza à máquina. O mundano e o imaterial fundem-se numa temporalidade muita própria, – assumidamente extemporânea, tão desconfortável quanto necessária.

Nas palavras dos curadores, Isabeli Santiago e Juan Luis Toboso, a exposição “desafia-nos a viver num contínuo estado de incerteza porque talvez seja das tarefas mais complexas que atravessam a natureza humana e, ironicamente, aquilo que — tal como a contradição — poderá definir a nossa condição como espécie.”

Simultaneamente, dia 18 de setembro, inaugura “Os novos babilónios: Atravessar a fronteira”, de Pedro G. Romero. Uma exposição em grande escala que parte do questionamento da nossa perceção sobre grupos nómadas, etnias ciganas, flamencos, exilados políticos e libertários.

As duas exposições terão entrada livre e poderão ser visitadas até 21 de novembro, seguindo o horário normal da GMP, das 10 às 18 horas.

Todas as informações referentes à programação e calendário de exposições podem ser consultadas no website da Galeria Municipal do Porto.