Desporto

Por estes dias o mundo dança com os pés no Porto e os olhos em Paris

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_breaking_alfandega_porto.jpg

DR

The World Battle é o nome do festival internacional de desporto e cultura urbana que arrancou esta segunda-feira, dia 28 de agosto, na Alfândega do Porto, dividido em duas competições principais.

O principal destaque é a realização da quarta das cinco etapas das BFG World Series, uma das vias de qualificação para Paris 2024, jogos em que o breaking se estreia como modalidade olímpica.

Portugal, representado pelo Porto, concorreu com outros 11 países pela realização desta "batalha", vai reunir cerca de 320 competidores a 30 e 31 de agosto.

Seguem-se, a 1, 2 e 3 de setembro, umas “olimpíadas culturais”, nas palavras de Max Oliveira, responsável do MXM Art Center, que organiza o evento com o apoio da Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora. Serão três dias de batalhas, com mais de 300 atletas e fãs da modalidade, para eleger os vencedores do título da World Battle 2023.

Além da vertente competitiva, o programa inclui várias oficinas de dança, um mercado, demonstrações e festas.

No mês em que o hip-hop celebra 50 anos, Max Oliveira diz que “é um prazer poder celebrar na cidade do Porto uma cultura que nasceu do outro lado do Atlântico, mas que tem já aqui a nossa impressão digital bem marcada”.

O breaking tem vivido uma crescente projeção e recebido um forte apoio da Câmara do Porto que, através dela, lançou o programa de inclusão “Desporto no Bairro”, onde a modalidade tem sido uma vertente de reconhecido mérito e elogio a nível nacional.