Urbanismo

Porto apresenta soluções de reabilitação e planeamento urbano em Salvador da Bahia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

As diversas soluções urbanísticas e de planeamento urbano que o Porto tem vindo a desenvolver foram apresentadas no âmbito do ciclo de debates sobre o centro histórico e o comércio da cidade brasileira de Salvador, na Bahia, que acontece durante este mês de julho.

Pedro Baganha, vereador da Câmara do Porto responsável pelouro do Urbanismo e Espaço Público e Pelouro da Habitação, participou no debate inaugural do ciclo “Pensar a Cidade: Reflexões para o Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador”, organizado pela autarquia local em parceria com a representação da Unesco no Brasil.

Subordinado ao tema da reabilitação urbana, Pedro Baganha descreveu os processos os processos de transformação urbana que o Porto tem atravessado nas últimas décadas, com especial foco no centro histórico, abordando, ainda, a dimensão das políticas de habitação e de cultura na cidade.

Na conversa participou, também, a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e arquiteta, Tânia Scofield, enquanto responsável pela entidade que faz a gestão do planeamento urbano de Salvador.

No âmbito da visita à cidade brasileira, o vereador do Urbanismo e Espaço Público realizou, também, um conjunto de reuniões de trabalho com responsáveis pelo planeamento urbano e desenvolvimento económico de Salvador, “que proporcionaram uma interessante troca de experiências e perspetivas sobre o momento que ambas as cidades atravessam”, disse.