Sociedade

"Porto, Granito e Sonho" surpreendeu ontem centro histórico da cidade

  • Notícia

    Notícia

O Locomotiva está a chegar ao fim. O projeto da Porto Lazer que animou a zona histórica, a partir da Estação de São Bento deixou as suas marcas na cidade, nomeadamente na Rua da Madeira, onde há agora um painel coletivo de azulejos, espaço de animação e promoção cultural, onde antes havia um parque de estacionamento e um novo largo oferecido à cidade.

Este sábado, ao longo de duas horas, o projeto Locomotiva e a Ace Escola de Artes-Teatro do Bolhão apresentaram o espetáculo "Porto, Granito e Sonho".

Envolvendo perto de 400 figurantes, o espetáculo teve o seu início no interior da Estação de São Bento, prolongando-se depois por diversas varandas da Rua das Flores e Largo de São Domingos, numa coreografia que percorreu a história da cidade do Porto.

A encenação evocou os últimos séculos portuenses, num olhar de múltiplas dimensões: a sua vida quotidiana e os seus grandes momentos políticos. Da agitada e violenta primeira metade do século XIX, marcada pelas invasões francesas, passando pelo Cerco e pela guerra civil, até ao discurso pela liberdade de Humberto Delgado.


Juntando e surpreendendo milhares de pessoas na rua, a memória do Porto foi o pano de fundo desta extraordinária cenografia épica.