Sociedade

Porto na Rede Portuguesa de Cidades Interculturais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_porto_vista_d_luis.jpg

Miguel Nogueira

Reconhecendo o Porto como “um centro cosmopolita e pleno de diversidade cultural” e de forma a “potenciar o trabalho que já tem vindo a ser desenvolvido nesta área”, o Município vai apresentar, junto do Conselho da Europa, a sua manifestação de interesse em aderir à Rede Portuguesa de Cidades Interculturais. Proposta foi unanimemente aprovada na reunião de Executivo desta segunda-feira.

O documento apresentado pelo vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, é sustentado pela certeza de que “conhecer os conceitos de identidade e pertença, cultura(s), pluralismo e diversidade cultural, no sentido de compreender e combater as causas e as demais formas de discriminação, racismo e xenofobia, construindo uma sociedade mais justa e democrática, é o caminho das sociedades modernas”.

De acordo com os Censos de 2021, o número de migrantes na cidade cresceu 107% numa década e hoje o Porto é casa para cerca de 14.500 pessoas de nacionalidade estrangeira, “representando aproximadamente 7% do total de habitantes”.

Fundada em 2012, a Rede Portuguesa de Cidades Interculturais integra a congénere internacional do Conselho da Europa, criada com o objetivo de apoiar na revisão de políticas e no “desenvolvimento de estratégias interculturais, promovendo a cooperação entre as comunidades locais e os representantes políticos no âmbito da diversidade cultural”.

Uma vez membro desta rede, o Município do Porto oficializa o reconhecimento da “coexistência da diversidade e da pluralidade nos territórios”, apostando na “na gestão da diversidade e na promoção de um diálogo intercultural entre as diferentes culturas”.