Economia

Portugal Fashion faz do Porto uma passarela para mostrar criações primavera/verão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

As novas tendências da moda para a próxima estação vão desfilar pela cidade. Até sábado, o Mercado do Bolhão, o Museu Soares dos Reis, o Silo Auto ou o Palácio da Bolsa, mas também a já habitual casa na Alfândega do Porto, transformam-se em passarelas para fazer acontecer a 51.ª edição do Portugal Fashion, num apoio contínuo da Câmara do Porto.

“Esta vai ser uma edição diferente, desde logo porque iniciamos uma estratégia organizativa de espalhar o Portugal Fashion pelo Porto”, garantiu a diretora do evento em declarações à Lusa.

Nas palavras de Mónica Neto, “com este novo modelo, o Portugal Fashion pretende evidenciar todo o potencial criativo e de negócio da moda portuguesa, conectando-a com uma cidade de criatividade, inovação, negócio e empreendedorismo, com uma forte retaguarda industrial e comercial. Cerca de 40 desfiles, entre os quais mais de dez são internacionais, posicionando cada vez mais o Porto como uma capital de moda de expressão global”.

O arranque desta edição aconteceu ao final da tarde de terça-feira, com um cocktail na sede da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), um momento que, partilha a organização, "marca o início de uma nova era do Portugal Fashion, mais espalhado e em contacto direto com a cidade", assumindo-se como "uma oportunidade informal de networking entre designers nacionais e internacionais, com a organização e produção".

Depois de Carolina Sobral e a marca Meiling Inc Limites inaugurarem a passarela do Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto, o primeiro dia de desfiles termina no Mosteiro de São Bento da Vitória com a nova coleção de Agatha Ruiz de La Prada.

A democratização do Portugal Fashion leva-o ainda, nesta sexta-feira, a lugares como o parque de estacionamento do Silo Auto para a apresentação das criações da dupla Marques'Almeida.

No sábado, precisamente um mês depois da reabertura, são as cores e texturas do Mercado do Bolhão que refletem a inspiração de Alexandra Moura e Miguel Vieira com dois desfiles a descer a escadaria do renovado espaço.

O programa completo pode ser consultado aqui.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários, que conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos, tendo o suporte institucional da Câmara do Porto e do Afreximbank, através do CANEX.

De acordo com a organização, um estudo da Universidade Católica do Porto concluiu que, nos últimos cinco anos, o evento de moda terá gerado “um impacto de 45,4 milhões de euros no Valor Acrescentado Bruto português”, tendo sustentado “entre 170 e 449 postos de trabalho” a cada ano.