Sociedade

Presença africana na cidade fixada em livro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

presentes_africanos_afrodescendentes_porto_lancamento_livro

DR

"Presentes! Africanos e Afrodescentes no Porto" foi lançado, esta quinta-feira à noite, no Mira Fórum. Trata-se de um livro da autoria do fotojornalista José Sérgio, que fixa, em documento, a exposição de fotografia homónima realizada em 2020.

Agora, com novos retratados, nos seus contextos domésticos, profissionais e conviviais. Os registos são acompanhados por uma série de textos que contextualiza demográfica, sociológica e politicamente a presença africana e afrodescendente no Porto.

“Presentes! Africanos e Afrodescentes no Porto” pretende constituir um primeiro registo documental da presença africana e afrodescendente na cidade, mostrando uma comunidade em franco crescimento e em franca diversificação, apesar da escassez de instrumentos estatísticos e/ou sociológicos capazes de mensurar e caracterizar este fenómeno relativamente recente. Um projeto financiado pela Direcção-Geral das Artes com o apoio da Câmara Municipal do Porto.

O trabalho de campo retomou os materiais já recolhidos e mostrados na exposição de 2020, composta por um acervo de 40 retratos individuais (a que se juntou, como consequência natural deste processo de reconhecimento e autorreconhecimento, um autorretrato do autor do projeto, também ele membro da comunidade africana da cidade) e outros tantos depoimentos em vídeo.