Cultura

Primeiras edições, livros raros e de luxo para conhecer na Livraria Lello

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_dia_livro_lello_17.JPG

Miguel Nogueira

Chama-se Gemma e é, a partir de agora, o espaço “privilegiado e exclusivo” que todos os visitantes da Livraria Lello vão querer conhecer. Em exposição estão livros raros, primeiras edições e livros de luxo que integram o espólio da livraria.

Um exemplar da primeira edição de “Moby-Dick or, The Whale”, de Herman Melville, que pertenceu a Jim Morrison; exemplares assinados das primeiras edições em francês e em inglês de “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry; uma primeira edição de “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen; um exemplar da primeira edição de “O retrato de Dorian Gray”, assinada por Oscar Wilde; e um raríssimo exemplar da primeira edição de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

São estas algumas das relíquias que a Livraria Lello mostra agora ao mundo. “Os livros são um investimento seguro. Aquilo que os torna únicos e valiosos resiste e tem tendência a valorizar com o tempo”, acredita a Lello.

Mas há mais exclusivos. É também na Gemma que está reunido parte do espólio da Coimbra Editora e da Brazenhead Books, “duas icónicas casas dos livros cuja memória a Livraria Lello não quer deixar morrer”.

Quando, em 2021, assinalou os 100 anos do edifício onde hoje se encontra, a livraria anunciava a aquisição, à Coimbra Editora e Gráfica Coimbra, de publicações como primeiras edições de obras de Miguel Torga, bem como publicações de Marcelo Caetano e de António de Oliveira Salazar e obras de Vergílio Ferreira e Eugénio de Andrade.

Agora, junta a estes “tesouros” parte do património livreiro da mítica Brazenhead Books, imortalizada pelo The New York Times como a “última livraria pirata de Nova Iorque”, e que funcionava, até 2019, no pequeno apartamento de Michael Seidenberg, onde foram recolhidos alguns dos títulos mais emblemáticos, mas também objetos pessoais e emocionais do proprietário.

Na Gemma, estão ainda livros, catálogos, cartas e outros registos únicos, que contam a história e histórias da Lello, com destaque para as cartas de figuras marcantes da Literatura Portuguesa como Camilo Castelo Branco e Eça de Queiroz.

O acesso a este espaço único dentro da Livraria Lello requer inscrição prévia, e funciona de quarta a domingo, entre as 10 e as 19 horas, com direito a acompanhamento personalizado.