Economia

Profissionais de comércio eletrónico debatem luxo, ‘food-tech’ e o futuro do negócio na Ucrânia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_farfetch_04.jpg

Filipa Brito

“Fazer crescer negócios de comércio eletrónico num mercado pós-pandémico” é o tema que orienta o debate da terceira edição da “Tudo sobre eCommerce”, que reúne centenas de especialistas, profissionais do setor e da área do marketing. Conferência acontece a 26 de maio na Ordem dos Contabilistas Certificados.

Uma das convidadas este ano é a diretora de marketing e comércio eletrónico da Comfy, a quinta maior loja online da Ucrânia. Atualmente refugiada num país europeu, Maria Nazarenko vem ao Porto explicar como é que uma empresa líder no retalho de eletrodomésticos e eletrónica continua a funcionar em contexto de invasão de um país que, em 2021, estava na 65.ª posição do mercado online mundial, com uma receita global de mil milhões de dólares.

Igualmente confirmada na “Tudo sobre eCommerce” é a presença de Marc Weindinger. O fundador da Schema M, agência alemã de publicidade em redes sociais, que investe mais de 100 milhões em anúncios, foi pioneiro na profissionalização do conteúdo comunicacional gerado pelos utilizadores.

A edição deste ano da conferência sobre comércio eletrónico conta ainda com o autor do livro "Ultimate Guide to E-commerce Growth: 7 Unexpected KPIs to Scale an E-commerce Shop to £10 Million Plus”. Fundador da britânica SmARTebusiness, Ian Hammersley troca reflexões sobre os elementos que todas as empresas de comércio eletrónico de grande crescimento têm em comum e os conhecimentos essenciais necessários para gerar receita.

Do Brasil chega o exemplo de Camilo Coutinho, fundador da empresa de inteligência de vídeos Double Play. Escolhido em 2016 pelo YouPix como uma das 30 pessoas mais influentes no digital, faz parte do grupo de 130 profissionais que integram o YouTube Contributos Global - o programa oficial da multinacional que ajuda empresas e criadores a desenvolverem habilidades em vídeo.

À “Tudo sobre eCommerce” chega também David Tomás, reconhecido como o primeiro “Diretor para a Felicidade” empresarial em Espanha. A empresa que co-fundou, a Cyberclick, foi considerada por dois anos consecutivos como a melhor Pequena e Média Empresa espanhola para trabalhar, segundo o índice da Great Place to Work. Professor de marketing digital e estratégia, David Tomás foi considerado um dos empreendedores com menos de 40 anos de maior influência em Espanha.

Outra palestrante presente no Porto será Judit Takács Miranda, coordenadora do departamento de marketing digital do El Corte Inglés. Especialista em Marketing Internacional, gere um dos maiores orçamentos de marketing digital em Portugal.

Os exemplos nacionais de boas práticas em comércio eletrónico serão protagonizados por Cláudia Santos, que lidera a Direção de Produto da Farfetch Platform Solutions, responsável pelas mais recentes soluções comerciais para marcas de luxo e retalhistas mundiais, e Gonçalo Guerreiro, da Kencko, uma marca de food-tech (tecnologia aliada ao setor da alimentação), que vem explicar como é que a marca que envia mais de 1,5 milhão de smoothies por mês para clientes nos Estados Unidos e na Europa conseguiu crescer 173% em 2021, ter mais de 360 mil utilizadores e estar agora avaliada em 13,5 milhões de dólares.

Os bilhetes para a conferência “Tudo sobre eCommerce” podem ser adquiridos online.