Sociedade

Programa de integração de migrantes no mercado de trabalho volta em março

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_porto_4_all_encerramento_2023_10.jpg

Miguel Nogueira

Arranca a 4 de março a terceira edição do programa de integração de migrantes no mercado de trabalho. Como parte da estratégia municipal de atração, desenvolvimento e retenção de talento, bem como da coesão social e da integração profissional, o Porto_4_All oferece capacitação gratuita, em português e inglês, a 50 pessoas da comunidade migrante. As inscrições estão abertas.

Ao longo de nove sessões, os migrantes terão acesso a informações e esclarecimentos sobre o mercado de trabalho em Portugal, ao mesmo tempo que desenvolvem competências de empregabilidade que facilitem o seu processo de integração profissional.

O programa do Porto_4_All incidirá sobre temáticas como "Direitos e deveres do trabalhador migrante em Portugal", "Autoconhecimento como ferramenta de definição de objetivos e competências profissionais", "Documentos de procura de emprego e onde procurar", "Comunicação do objetivo profissional", "Como abordar o mercado de trabalho", "Comunicação – sessões individuais de apresentação (pitch)" e "O que valorizam as empresas na hora de contratar".

No final, a iniciativa promove um evento de recrutamento e networking entre os participantes e empresas da cidade. O programa completo pode ser consultado no documento em anexo.

O Porto-4-All destina-se a pessoas migrantes que residam e se encontrem em processo de procura de emprego na cidade do Porto (fator preferencial), tenham a sua situação regularizada em Portugal (p.e., manifestação de interesse e/ou comprovativo de autorização de residência, etc.) e compreendam a língua portuguesa ou inglesa (requisito obrigatório).

Para obtenção de mais informações, deve ser contactada a Divisão Municipal de Talento e Promoção de Empregabilidade da Câmara do Porto, através do endereço de correio eletrónico dmtpe@cm-porto.pt ou pelo telefone 223 392 360, ou a Divisão Municipal de Gestão da Rede Social, pelo endereço dmgrs@cm-porto.pt.

Coordenada pelo Município do Porto, a iniciativa conta com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo, o Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, a Associação Nacional de Jovens Empresários e o Serviço Jesuíta aos Refugiados como parceiros.