Sociedade

Programa de liderança junta dirigentes municipais para desafios em equipa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Mais de uma centena de dirigentes da Câmara do Porto juntaram-se para uma tarde de “team building” e aproveitaram para celebrar a época natalícia e desenvolver o espírito de equipa, cooperação e comunicação.

Fora dos locais de trabalho habituais, os líderes das estruturas municipais foram desafiados a trabalhar em equipa, numa atividade experiencial que exigiu planeamento, discussão, estratégia e tomadas de decisão, focando-se, ainda, na importância do acesso à informação, da gestão de possíveis mudanças e da relevância da partilha das conquistas e dos insucessos, como forma de alcançar o sucesso de todos.

Também o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, marcou presença nesta iniciativa, promovida pela Direção Municipal de Gestão de Pessoas e Organização, destacando a importância da comunicação e do alinhamento estratégico entre todas as equipas, como forma de dar resposta à necessidade "dos de cá [do Porto], dos que entram cá todas as manhãs para trabalhar e dos que nos visitam".

Rui Moreira aproveitou também o momento de proximidade para agradecer o empenho e a disponibilidade com que os dirigentes procuram gerir e desenvolver as suas equipas, diariamente, na prossecução de objetivos comuns.

Catarina Araújo, vereadora com o Pelouro dos Recursos Humanos que também participou na iniciativa, destacou os inúmeros desafios que os líderes enfrentam no dia a dia, "mas com cooperação, proximidade e comunicação serão, certamente, mais fáceis de ultrapassar".

A vereadora frisou que os líderes são "o rosto das dezenas de equipas, que, todos os dias, se empenham e dedicam para que o trabalho desenvolvido em prol do Município e dos munícipes seja cada vez mais eficaz e diferenciado", desempenhando, assim, um papel de enorme responsabilidade na motivação e acompanhamento de cada trabalhador.

Esta iniciativa surge no âmbito do Programa de Liderança da Câmara do Porto, lançado em 2019, com foco na capacitação e desenvolvimento contínuo dos dirigentes, bem como no reforço de uma gestão de pessoas mais próxima e humanizada.