Economia

Público volta a decidir se "A banca da vizinha não é melhor do que a minha"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

porto._a_banca_da_vizinha_nao_e_melhor_que_a_minha_2023_09.jpg

Porto.

A partir desta sexta-feira, dia 31 de maio, e até 14 de junho, a iniciativa "A banca da vizinha não é melhor do que a minha" está de regresso e o público volta a ter um papel crucial. Os visitantes podem votar na sua banca favorita nos mercados municipais e privados da Invicta.

Na sua terceira edição, a iniciativa municipal traz ainda uma novidade. Este ano, além dos mercados municipais e privados, o concurso irá contar com a participação do Mercado da Foz. O que não muda é a relevância do papel do público no concurso.

A interação com o público continua a ser um componente crucial, uma vez que os visitantes podem votar nas suas bancas favoritas, através de um código QR disponível no local de exposição. A opinião do público irá ter um peso significativo na avaliação final dos candidatos, tal como aconteceu em 2023.

Na edição do ano passado, foram avaliadas 52 bancas, com mais de 2800 votos do público.

Em 2024, as bancas participantes deverão incorporar e reinterpretar o tema da sustentabilidade e da economia circular, utilizando materiais reciclados e práticas ecológicas. Todos os materiais gráficos do evento deverão integrar o sistema de identificação de cores para daltónicos (ColorAdd), garantindo acessibilidade para todos.

A iniciativa, promovida pela Câmara do Porto, pretende incentivar a criatividade dos comerciantes e artesãos, realçando a atratividade dos mercados como espaços comerciais e culturais únicos na cidade do Porto.

Mercados participantes e respetivas datas de concurso:

31 de maio
Mercado do Bolhão
Mercado do Sol

2 de junho
Família Desce à Rua
Mercado da Alegria

10 de junho
Ohana Market

14 de junho
Mercado das Artes
Artes & Ofícios
Feira de Artesanato da Batalha
Mercado na Batalha
Mercado da Foz