Cultura

"Quem és tu, Jane B.?": Batalha dá a resposta em retrospetiva-retrato

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

cinema_batalha_boxes.jpg

DR

Entre 20 de janeiro e 22 de fevereiro, o Batalha Centro de Cinema dedica uma retrospetiva a Jane Birkin (1946–2023), artista multifacetada e emblema de uma geração. "Quem és tu, Jane B.?" apresenta uma seleção de filmes fulcrais que acompanham e explicam as diferentes etapas da vida de Birkin.

Durante décadas, a filmografia de Jane B. atravessou diversos géneros, entre o cinema popular e o cinema de autor, somando colaborações com cineastas como Jacques Deray, Jacques Doillon, Agnès Varda, Jean-Luc Godard, Jacques Rivette e James Ivory.

A retrospetiva no Batalha inaugura no próximo sábado, dia 20, às 21h15, com "La piscine" (1969), de Jacques Deray. O filme, protagonizado por Alain Delon, Romy Schneider e Maurice Ronet, que deu a Jane Birkin o seu primeiro grande papel no cinema, repete a 31 de janeiro, quarta-feira, às 15h15.

A 21 de janeiro, domingo, às 17h15, é exibido "Wonderwall" (1968), de Joe Massot. Com banda sonora de George Harrison (Beatles), a comédia, que teve estreia no Festival de Cannes e é uma fantasia psicadélica ambientada na Swinging London dos anos 60.

No dia 4 de fevereiro, domingo, às 17h15, é apresentado "Blow-Up" (1966), de Michelangelo Antonioni, uma das primeiras breves participações de Jane Birkin no cinema antes da fama e uma das mais controversas.

Segue-se “Dust” (1985), de Marion Hänsel, a 8 de fevereiro, quinta-feira, às 19h15. Nesta obra, vencedora do Leão de Prata em Veneza, Birkin interpreta uma mulher reprimida e emocionalmente abalada numa fazenda remota na África do Sul durante o Apartheid.

Sessão para famílias em fevereiro

A 11 de fevereiro, domingo, às 17h15, é exibido "Boxes" (2007), realizado e protagonizado por Jane Birkin. Estreado em Cannes, o filme de inspiração autobiográfica conta com atuações de Geraldine Chaplin, Michel Piccoli, Adèle Exarchopoulos (no seu primeiro papel no cinema) e Lou Doillon, filha de Birkin.

Também realizado por Birkin, "Souvenirs of Serge" (2011) é apresentado a 17 de fevereiro, sábado, às 17h15. O filme é a derradeira declaração de amor a Serge Gainsbourg, construída a partir de uma compilação de filmes em Super 8mm.

A retrospetiva encerra com "Kung-Fu Master!" (1988), de Agnès Varda, no dia 22 de fevereiro, quinta-feira, às 19:15.

Neste sensível drama, Jane Birkin interpreta Mary-Jane, uma mulher solitária que se apaixona por um jovem adolescente (Mathieu Demy, filho de Varda), colega de turma da sua filha (Charlotte Gainsbourg, filha de Birkin).

Quem és tu, Jane B.? inclui, ainda, uma sessão para famílias a 10 de fevereiro, sábado, às 15:15, com o filme "La traversée" (2021), de Florence Miailhe. Inspirado no trabalho de Birkin enquanto ativista, o filme conta a história de duas crianças que têm de atravessar sozinhas diversos países obcecadas com o controlo de migrantes. A animação foi distinguida com a menção do júri no festival de Annecy em 2021.