Sociedade

Rede francesa de Gerontologia conhece exemplo de ação portuense na área do envelhecimento

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O exemplo do Porto com ações concretas em matéria de promoção de um envelhecimento ativo despertou o interesse da Associação da Rede de Consultores em Gerontologia, com sede em Bordéus. Esta semana, o Município apresentou à delegação francesa o plano “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas” e proporcionou visitas para dar a conhecer a forma como a cidade vem promovendo a inclusão e participação da sua população sénior.

"Com o modelo participativo do 'Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas' combatemos o modelo assistencialista, envolvendo ativamente os seniores na elaboração dos projetos que darão as respostas às suas necessidades", explicou o vereador da Coesão Social, a propósito da apresentação feita por António Fonseca, professor da Universidade Católica Portuguesa, que coordenou o plano.

Fernando Paulo explica que "a nossa metodologia inovadora assegura que as vozes dos nossos munícipes são ouvidas e respeitadas".

gco_reuniao_associacao_rede_consultores_gerontologia_2024_04.jpg

Além do plano, os representantes da Associação da Rede de Consultores em Gerontologia puderam visitar "projetos emblemáticos como o ‘Aconchego’ e a ‘Casa Partilhada Vida Melhorada’”, que o vereador considera "prova do sucesso da estratégia que temos vindo a seguir na cidade do Porto".

"Estamos orgulhosos por constatar que a sua replicação está a ser considerada por profissionais franceses", admite Fernando Paulo.

A Associação da Rede de Consultores em Gerontologia dedica-se ao estudo do envelhecimento, designadamente na área dos cuidados em casa, na comunidade e na cidade, nos serviços prestados às pessoas mais velhas, na sua participação na comunidade, tendo como objetivo contribuir para o desenvolvimento da gerontologia e potenciar o papel dos mais velhos na sociedade.