Habitação

Requalificação do Bairro da Agra do Amial respondeu aos anseios dos moradores

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

D__reabilitacao_bairro_Agra_Amial,_03.jpg

DR

Os espaços exteriores do Bairro da Agra do Amial foram totalmente requalificados. O resultado final é um espaço público integrado na cidade, totalmente acessível, confortável e qualificado, que responde aos anseios dos moradores.

O projeto visou resolver alguns desafios, tais como questões de acessibilidade, descontinuidades nos percursos pedonais, degraus e pavimentos degradados, bem como ocupações indevidas de áreas verdes por veículos. As obras, a cargo da Domus Social, tiveram um orçamento superior a um milhão de euros.

Na passada sexta-feira, o presidente da Câmara, Rui Moreira, visitou o local, acompanhado do vice-presidente, Filipe Araújo, do vereador da Habitação e presidente do conselho de administração da Domus Social, Pedro Baganha, e do presidente da Junta de Freguesia de Paranhos, Miguel Seabra.

O projeto de requalificação dos espaços exteriores do Bairro da Agra do Amial – onde habitam 156 famílias – passou pela melhoria nos pavimentos e percursos pedonais do espaço público, a criação de bolsas de estacionamento no interior do bairro para residentes e o estabelecimento de uma zona escolar kiss and go, na área da Escola Básica. Paralelamente, foram reabilitadas as infraestruturas de abastecimento e drenagem de água, bem como a requalificação da rede de iluminação pública.

D__reabilitacao_bairro_Agra_Amial,_02.jpg

"O resultado final é muito interessante, porque, por um lado, responde às necessidades que a Câmara Municipal já tinha identificado na reabilitação daquele espaço, mas, por outro lado, conseguimos acolher o grosso das medidas que nos eram pedidas pelos moradores", assinalou Pedro Baganha, durante a visita às obras de requalificação.

O envolvimento da população foi uma constante. Na apresentação do projeto e durante o curso da empreitada, as equipas camarárias tiveram em permanente contato com a associação de moradores.

Conseguimos acolher o grosso das medidas que nos eram pedidas pelos moradores

Construído em 1960, o Bairro da Agra do Amial reúne 156 famílias, com rotinas e necessidades específicas. Também estas singularidades foram tidas em conta no desenho do projeto de reabilitação do espaço público, refletindo-se, por exemplo, na formalização de caminhos de pé posto especialmente adaptados aos hábitos dos moradores.

Até ao final do ano, a Câmara Municipal do Porto conta lançar a empreitada de espaço público no Bairro Bom Pastor, cujo concurso está a correr, bem como lançar o concurso para os espaços exteriores do Bairro Monte da Bela.

Com a reabilitação do edificado dos bairros camarários em toda a cidade será tempo, depois, para recuperar os seus espaços exteriores.