Sociedade

RH Meeting reúne no Porto profissionais de recursos humanos de toda a Região Norte

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Porto RH Meeting, uma parceria da Abilways Portugal com o Município do Porto, está de volta ao Centro de Congressos da Alfândega, para pensar as melhores estratégias para a gestão dos principais ativos das empresas e instituições: as pessoas. O debate conta com diversos profissionais do setor na região, entre eles a vereadora da Câmara do Porto com o pelouro dos Recursos Humanos, Catarina Araújo.

A responsável pela Gestão de Pessoas na Câmara do Porto considera que este encontro “é reflexo da consciência de que, independentemente da sua dimensão ou área de atuação, nenhuma organização subsiste sem pessoas”.

Catarina Araújo partilhou com alguns especialistas, de entidades como CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, o LIDL, a OLX Portugal, a Colep Packaging, a Universidade Católica do Porto ou o Centro Hospitalar Universidade do Porto, o “caminho possível” percorrido pela autarquia para “atrair e reter os melhores talentos: a promoção de um espaço de trabalho saudável e feliz”.

Numa mesa redonda sob o tema “O que significa hoje um ambiente de trabalho seguro e saudável”, a vereadora reforçou que “a garantia do bem-estar, da saúde física, emocional e mental das nossas pessoas” apenas se alcança “com uma estratégia de gestão de pessoas e uma liderança comprometida, focada na transparência, proximidade, confiança e assente na inovação e melhoria contínua”.

Nesse sentido, o Município do Porto tem em ação o “Programa de Liderança para Dirigentes”, assim como formação em saúde mental e bem-estar para todos os trabalhadores e consultas de psicologia gratuitas e uma linha de apoio.

Catarina Araújo admite o desafio na abordagem das questões da segurança e saúde, sendo o perfil dos trabalhadores municipais “bastante diversificado e heterogéneo”. “É com base nesta diversidade, que temos desenvolvido ações, workshops específicos para determinadas carreiras, como forma de fazer face às suas especificidades, nomeadamente a Polícia Municipal e os Bombeiros”, referiu a vereadora.

Sobre a questão da saúde mental e das resistências de muitos trabalhadores em abordar esse tema, Catarina Araújo recorda que, desde 2018, a Câmara do Porto dedica-se a desmistificar o assunto. “As várias medidas que temos vindo a desenvolver, como a sessão que realizámos muito recentemente 'À Conversa Sobre … Saúde Mental', visam normalizar este tema e fomentar a partilha de experiências sobre o mesmo, sem tabus ou preconceitos negativos”, sublinha a vereador dos Recursos Humanos.

Catarina Araújo especifica, referindo como, no Município, “optámos por uma abordagem top down”, começando por “dar formação em 'primeiros socorros em saúde mental' aos nossos dirigentes e líderes” para que “possam estar atentos aos sinais, quebrar o preconceito e falar com naturalidade” com os trabalhadores.

Uma estratégia que, confia a vereadora, já está a quebrar preconceitos e tabus dentro da Câmara do Porto.